Saúde

Paciente que mobilizou município e Estado passa bem após cirurgia

José Ronaldo, que há três meses esperava por material fornecido pela prefeitura, foi operado na terça-feira (26)

Por 7 Segundos 27/03/2019 11h11
Paciente que mobilizou município e Estado passa bem após cirurgia
Após quase três meses, José Ronaldo foi submetido à cirurgia - Foto: Reprodução

O estado de saúde do paciente com traumatismo raquimedular que desde o início do ano aguardava o material necessário para a realização de cirurgia está evoluindo bem. De acordo com parentes, José Ronaldo Lino da Silva, 30, foi operado na tarde de terça-feira (26) no Centro Hospitalar Manoel André (Chama), em Arapiraca.

"Os médicos disseram que correu tudo bem na cirurgia e depois ele foi levado para a UTI [Unidade de Terapia Intensiva] porque esse é o procedimento. À tarde, quando chegar o horário de visitas, é que teremos novas informações sobre como ele está", afirmou o irmão dele, Cícero Romão.

José Ronaldo, que morava em São Paulo, estava visitando a família em Arapiraca quando sofreu um grave acidente no dia 06 de janeiro. Ele era um dos passageiros de um carro que colidiu com uma árvore no Centro de Arapiraca e sofreu fratura na coluna e em uma vértebra do pescoço, condição classificada como traumatismo raquimedular.

Após ter a saúde estabilizada no Hospital de Emergência do Agreste, foi transferido para o Chama, e passou a esperar pela operação que pode lhe devolver a capacidade de andar, deitado em uma cama, sem poder se mover para não provocar outros traumas na coluna. Mas a operação não aconteceu porque um material específico para esse tipo de operação, que deveria ser fornecido pela prefeitura de Arapiraca, não havia sido disponibilizado.

Familiares do paciente entraram com uma ação na Justiça e usaram as redes sociais para denunciar o caso, no dia 14 de março. A prefeitura informou que o fornecedor interrompeu o envio do material devido ao valor pago pelo município - equivalente à tabela do SUS - estava defasado. O município informou que a Secretaria Municipal de Saúde estava empenhada em resolver o problema, mas, no dia seguinte, o governador Renan Filho (MDB) usou suas redes sociais para anunciar, pessoalmente que a cirurgia de José Ronaldo estava garantida para o dia 26