Geral

Pacientes com lesão na coluna sofrem com espera por cirurgia em Arapiraca

Prefeitura afirma que fornecedor cancelou entrega do material necessário para as operações

Por Patrícia Bastos 14/03/2019 12h12
Pacientes com lesão na coluna sofrem com espera por cirurgia em Arapiraca
José Ronaldo espera há dois meses material de TRM para ser submetido a cirurgia - Foto: Reprodução

A campanha iniciada nas redes sociais por parentes de José Ronaldo Lino da Silva, 30, que há dois meses espera por cirurgia de tratamento para traumatismo raquimedular (TRM), chamou a atenção para outros casos em Arapiraca. Atualmente há cinco pacientes com o mesmo tipo de lesão na coluna, internados no Hospital Chama, aguardando pela cirurgia que pode melhorar a qualidade de vida.

O caso de José Ronaldo chegou ao conhecimento do público após campanha iniciada por parentes, nas redes sociais, com o objetivo de sensibilizar as autoridades para a situação dele. O paciente, que tem residência em São Paulo, veio para Arapiraca visitar a família e no dia 06 de janeiro deste ano, sofreu um acidente automobilístico. O carro em que ele estava se chocou contra uma árvore, e teve a coluna vertebral fraturada e uma vértebra do pescoço quebrada, condição classificada também como traumatismo raquimedular.

Após a estabilização, o paciente foi transferido para o Hospital Chama, para ser submetido à cirurgia para ter chances de voltar a andar. Desde o acidente, ele é mantido deitado no leito do hospital, sem levantar sequer para comer e sem conseguir mexer os membros inferiores. Segundo o irmão da vítima, Cícero Romão, a unidade hospitalar informou que não pode executar a cirurgia devido a ausência de um material específico para TRM, que deveria ser fornecido pelo município e que custa em torno de R$ 20 mil.

"Além da campanha, nós entramos na justiça para que meu irmão passe pela cirurgia. Depois, com muito exercício, ele poderá até voltar a andar de novo", afirmou Cícero Romão. De acordo com ele, a família está contando com o apoio de um deputado estadual.

Além dele, outros quatro pacientes internados no Chama estão na mesma situação. Um deles está desde o ano passado sem poder se mover para não piorar as lesões. Segundo informações, a realização da cirurgia no Hospital Chama está assegurada, desde que o material para TRM seja disponibilizado. Por meio de nota, a prefeitura de Arapiraca afirma que o fornecedor cancelou a entrega do material devido a defasagem do custo, já que o município utiliza a tabela do SUS.

Veja a nota, na íntegra, abaixo:

Nota Prefeitura de Arapiraca

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Saúde, informa que, em fevereiro deste ano, recebeu  a informação do Hospital Chama,  um dos prestadores do Município, que  o material utilizado para cirurgia de Traumatismo Raque Medular (TRM) teria a entrega cancelada pelo fornecedor, que justificou a medida em decorrência da defasagem do valor estabelecido na tabela SUS. E, dessa forma, não seria possível a realização de procedimento cirúrgico.

Desde então, a Secretaria de Saúde tem reunido as partes para resolver o problema. E adianta que há cinco pacientes que aguardam o agendamento da respectiva  cirurgia. 

Após a última reunião com a administração do Hospital Chama, ficou definido o prazo de até esta sexta-feira (15)  para  se posicionar. Entre as opções para a resolução do problema está a compra do material pelo hospital, com repasse do município, dentro do valor estabelecido na tabela SUS.