Saúde

[Vídeo] Prefeitura prepara UBS para aplicar testes de Covid-19, mas não manda EPIs

Conforme vereador Léo Saturnino, em algumas UBS, médicos chegaram a paralisar atendimento

Por 7Segundos 27/05/2020 11h11
[Vídeo] Prefeitura prepara UBS para aplicar testes de Covid-19, mas não manda EPIs
Vereador Léo Saturnino reclama da falta de EPIs para profissionais de saúde - Foto: Reprodução vídeo

A prefeitura de Arapiraca anunciou, nesta quarta-feira (27) que as unidades básicas de saúde (UBS) serão preparadas para fazer testes de diagnóstico de coronavírus. No entanto, os trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente do enfrentamento à doença continuam com os equipamentos de proteção individual (EPIs) racionados. O vereador Léo Saturnino (MDB), em vídeo gravado hoje na UBS do Laranjal afirma que apesar de a prefeitura anunciar a chegada de carregamento de equipamentos no município, a quantidade enviadas para os postos de saúde ainda é reduzida.

“Ontem [terça-feira, 26] no final da tarde, a médica recebeu capotes, porém os demais itens dos EPIs não chegaram ainda. Quem está com a verdade? Fazem vídeos anunciando a chegada do material, mas chegar no depósito e não chegar nas unidades não adianta nada“, afirmou Léo Saturnino. (Assista o vídeo ao final da matéria)

O parlamentar, que tem fiscalizado o funcionamento das unidades de saúde e a aplicação dos recursos para o enfrentamento à doença, relatou para o 7Segundos que na UBS do Laranjal foram enviados apenas seis capotes descartáveis, vestimenta hospitalar que cobre a maior parte do corpo e que fazem parte dos itens de EPI para médicos que atendem pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de Covid-19. Como o posto de saúde está funcionando com dois médicos - um deles da UBS da Bananeira, que está passando por reformas - e os capotes precisam ser descartados ao final de turno, a quantidade enviada para o posto de saúde deve acabar já na próxima sexta (29). 

“No início da pandemia, médicos e dentistas também receberam a proteção facial, que era de baixa resolução, mas os demais profissionais do apoio não receberam nada”, declarou.

Segundo ele, a escassez de EPIs, que incluem também álcool em gel, máscaras e luvas descartáveis, está levando à suspensão no atendimento aos pacientes em algumas das unidades de saúde de Arapiraca.

"Os médicos estão se recusando a atender os pacientes. Vão para os postos de saúde e, como não tem os EPIs, não atendem. Uma médica veio conversar comigo e me disse que só faz isso porque tem medo de ser contaminada e contaminar a família dela quando voltar para casa. E ela está certa. Outros estão apenas prescrevendo as receitas de pacientes que já acompanham, sem fazer a consulta de fato. Médicos que fazem parte do grupo de risco e que podiam estar afastados, mas por amor à profissão continuam trabalhando, e ainda são submetidos a esses riscos”, declarou.

Na terça-feira, a prefeitura de Arapiraca anunciou a chegada do primeiro lote de máscaras de proteção que serão distribuídos para os trabalhadores da saúde nos postos, centros e Unidades Sentinelas, e informou que novos lotes chegarão nos próximos dias. A ineficiência da distribuição dos EPIs e o racionamento deles nas unidades de saúde - até agora, os trabalhadores recebem uma única máscara por dia de trabalho, apesar das recomendações sanitárias para que sejam substituídas de duas em duas horas - levou o Ministério Público do Estado a ajuizar uma ação civil pública contra a prefeitura de Arapiraca.