Saúde

4º Centro de Saúde paralisa atividades por falta de limpeza e segurança

Funcionários responsáveis pelos setores foram exonerados em decreto de Teófilo

Por 7Segundos 13/11/2018 11h11
4º Centro de Saúde paralisa atividades por falta de limpeza e segurança
4º Centro de Saúde - Foto: Josival Meneses/7Segundos

Os profissionais da Unidade Básica de Saúde Francisco Pereira Lima, o 4º Centro de Saúde de Arapiraca, voltam a reivindicar condições mínimas para o funcionamento do posto. De acordo com os funcionários, a limpeza, a segurança do local e até a gerência foram prejudicadas com a dispensa de quase 500 funcionários feita pelo prefeito Rogério Teófilo no último dia 5.

A urgência de medidas provocou uma nova paralisação da UBS do bairro Itapoã, que fecha as portas a partir das 14h da tarde desta terça-feira (13). O posto de saúde já passou por situação semelhante em maio deste ano, quando uma funcionária foi assaltada em horário de trabalho. Na época, os servidores cessaram as atividades até que um segurança municipal fosse enviado.

É obrigação da gestão dar as condições mínimas de trabalho para a gente. Já estamos sendo prejudicados desde segunda (5), quando houveram as exonerações. Não há limpeza diária, os pacientes estão diretamente prejudicados. Curativos, banheiros, consultórios... A gente vai trabalhar no meio do lixo. Nós somos a unidade que mais tem equipes”, declarou uma das servidoras. Segundo os trabalhadores, além de a equipe de limpeza ter sido exonerada, o vigilante do local trabalha apenas até esta terça e não há retorno da gestão sobre quando os profissionais serão substituídos.

A paralisação no 4º Centro de Saúde é o primeiro grande reflexo das últimas medidas de Teófilo. Em coletiva de imprensa realizada na última sexta (9), Rogério falou que os profissionais exonerados não causariam nenhum impacto ao Município, e que considera “não ter tirado ninguém” por terem sido “cargos de confiança do prefeito”. “Eu não tirei ninguém. Não tem lista [dos nomes], não tem nada, esses cargos foram nomeados por mim. A prefeitura tem oito mil funcionários. Não vão ser esses 500 que vão parar a prefeitura”, declarou.

Procurada, a Prefeitura Municipal de Arapiraca informou que um profissional de serviços gerais já foi designado para o 4º Centro de Saúde, e que este deve chegar no local ainda nesta terça (13). A respeito da segurança, o Município está averiguando a situação.