Polícia

Policiais civis impedem fuga de presos mantidos em cadeia superlotada

Segunda tentativa registrada no período de dois meses

Por Fernando Vinícius/7 Segundos 01/02/2018 15h03
Policiais civis impedem fuga de presos mantidos em cadeia superlotada
Delegacia de Igreja Nova funciona com fossa estourada - Foto: Cortesia ao 7Segundos

Policiais civis impediram a fuga de presos mantidos na delegacia de Igreja Nova, município localizado na região Baixo São Francisco que está com o xadrez superlotado.

De acordo com informações passadas ao 7Segundos, a tentativa de fuga registrada na tarde deste quinta-feira (01) acontecia na cela 3, local que abrigava seis presos.

Os policiais civis perceberam o plano de fuga em prática, com abertura de passagem na parede do imóvel que não tem condições de receber presos e nem de servir de local de trabalho para qualquer tipo de atividade.

O prédio da delegacia de Igreja Nova tem fossas estouradas, colocando em risco a saúde de policiais e infratores, conforme denúncia encaminhada ao 7Segundos.

Além da insalubridade, a delegacia de Igreja Nova tem capacidade para manter apenas nove presos.

Neste início de semana, 20 pessoas estão encarceradas na unidade onde uma outra tentativa de figa foi abortada pelos agentes plantonistas, situação ocorrida há dois meses, exatamente em 1º de dezembro de 2017.

A precariedade do distrito policial já foi denunciada pelo Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (SIndpol).

Além da entidade que representa a categoria, a Defensoria Pública de Alagoas e o Ministério Público Estadual já fizeram recomendação à Secretaria de Segurança Pública para que a delegacia não receba mais presos.

Os reparos na estrutura do imóvel também são cobrados, mas a situação permanece inalterada e deve continuar como está até que se inaugure a Casa de Custódia em Penedo, onde a sede da delegacia regional está sendo adaptada para funcionar como ‘cadeião’.

Enquanto a obra não fica pronta, todas pessoas detidas por policiais nas cidades de Coruripe, Feliz Deserto, Piaçabuçu, Penedo, Igreja Nova, Porto Real do Colégio e São Brás – municípios da área de atuação da regional Penedo – continuarão a ser levadas para o xadrez do DP de Igreja Nova.