Relações virtuais tornam-se cada vez mais reais

 

Em uma sociedade na qual as pessoas estão cada vez mais ligadas, aos recursos tecnológicos, nota-se que diversas pessoas têm grandes dificuldades para encontrar alguém no mundo real. A causa: o uso constante e exagerado da internet, em especial das redes sociais, como Orkut, MSN, Twitter, Facebook, entre outras.

A pouca facilidade de se encontrar a sua “cara-metade” fora da internet é uma das maiores causas para o grande uso das redes sociais citadas no parágrafo anterior e ainda existem pessoas que acreditam nisso como uma forma de trazer a felicidade desejada.

Para a psicóloga Márcia Prado, mesmo sendo de certa forma nova, a internet como ferramenta de relacionamento social apresenta problemas do mundo real, como a má-postura em pessoas que utilizam o computador durante um período de tempo exagerado. Além disso, existem pessoas que utilizam esse espaço para superar a timidez e consequentemente aperfeiçoar sua interação social, fazendo elas não irem a locais públicos, como shoppings, continuando dessa maneira no anonimato.

Márcia complementou que desde sempre os pais aconselham aos filhos não falar com estranhos tanto no mundo real, quanto no virtual e os riscos de se conhecer alguém na internet são os mesmos ou até maiores do que falar com alguém na rua.

Mundo Virtual versus Mundo Real

O técnico em redes Tiago Tavares, 23, usuário da internet há mais de dez anos, disse ter conhecido várias pessoas desse meio e que chegou até namorar uma, recomenda cautela quando for buscar alguém na rede, pois a maioria das pessoas da internet não buscam relacionamento sério (namoro) e sim relacionamento passageiro- “ficar”.

Já a auxiliar de escritório, Maria José dos Santos (*), 33, afirma ser usuária contínua da internet e diz ter “ficado” com algumas pessoas que “teclou” e sempre marca seus encontros em locais movimentados, como praia.
Conselho de autoridade policial

A delegada da 2ª Delegacia de Defesa da Mulher, Maria Angelita Sousa, aconselha as pessoas que forem conhecer pessoalmente pessoas que conheceram pela internet avisar aos familiares e amigos mais próximos desse encontro, pois ninguém sabe da índole do outro através do bate papo “virtual“.
 

Comentários