Covid -19

Ocupação de pacientes com Covid-19 em leitos de UTI chega a 90% em Arapiraca

Taxa supera percentual de Alagoas, que alcança 83%, considerada preocupante por secretário

Por 7Segundos 20/05/2021 17h05
Ocupação de pacientes com Covid-19 em leitos de UTI chega a 90% em Arapiraca
Taxa de ocupação em leitos de UTI-Covid chega a 90% em Arapiraca e a 83% em AL - Foto: Reprodução/Web

A taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19 em Arapiraca alcançou 90% na quarta-feira (19), conforme boletim da regulação de leitos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). Conforme o documento, do total de 72 leitos intensivos exclusivos para pacientes com a doença em hospitais de Arapiraca, apenas sete estavam disponíveis.

O percentual supera a taxa de ocupação dos leitos de UTI-Covid de Alagoas, que alcançou 83% e motivou declaração feita pelo secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres na noite de quarta-feira (19). O gestor enfatizou a necessidade da colaboração de todos na adoção das medidas de segurança sanitária.


O aumento na taxa de ocupação hospitalar é registrado pouco mais de dez dias após a comemoração do Dia das Mães, e também depois de o Estado relaxar parte das restrições no setor de gastronomia e turismo.

Conforme a última atualização do boletim, a taxa de ocupação geral dos leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 no Estado é de 53%. Do total de 1.421 leitos, 749 estavam ocupados até as 16h de quarta, quando o boletim foi fechado. Dos 383 leitos intensivos disponibilizados em 38 unidades hospitalares em todo o Estado, 317 estavam ocupados. Em relação a leitos clínicos, dos 981 disponíveis no Estado, 418 estão ocupados.

O município de Arapiraca, no entanto, está acima da média na ocupação de leitos tanto de UTI como de leitos clínicos. O Hospital de Emergência do Agreste, o Hospital Regional e o Chama, juntos somam um total de 115 leitos clínicos e 88 deles estão ocupados, alcançando um percentual de 77%. A taxa de ocupação geral do município é de 81%, 28 pontos percentuais a mais que a média de Alagoas. Ao final da matéria, confira a ocupação em cada um dos hospitais do município.

É importante ressaltar que a taxa de ocupação hospitalar em Arapiraca não equivale a quantidade de arapiraquenses em tratamento hospitalar para a Covid-19. Ao todo, há 153 pacientes infectados pelo coronavírus em tratamento nos hospitais do município, mas parte deles é de residentes em outras cidades que não dispõem de leitos para a doença. Dos 101 municípios alagoanos, apenas 18 possuem hospitais com leitos para atender pessoas com a doença.

Conforme dados colhidos no último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Arapiraca, no dia 18, o município tem 992 casos ativos da doença, número que correspondente a quantidade de pessoas residentes no município que estão enfrentando a doença neste momento. Desta quantidade, 50 estão hospitalizados e os demais seguem em tratamento domiciliar, com a recomendação para passar 14 dias em isolamento social.

Veja a ocupação de leitos hospitalares em Arapiraca por unidade:

Hospital de Emergência do Agreste

37 leitos de UTI adulto - 35 ocupados (95%)
60 leitos clínicos - 54 ocupados (90%)

Hospital Chama

25 leitos de UTI adulto - 23 ocupados (92%)
30 leitos clínicos - 22 ocupados (73%)
10 leitos clínicos pediátricos - 5 ocupados (50%)

Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho

10 leitos de UTI adulto - 7 ocupados (70%)
15 leitos clínicos - 7 ocupados (47%).