Educação

Escola pública da zona rural de Coruripe conquista 2º lugar em olimpíadas de Matemática no Brasil

Educação municipal também recebeu outros prêmios. Confira a lista completa

Por 7Segundos com Ascom Coruripe 18/05/2021 11h11 - Atualizado em 18/05/2021 12h12
Escola pública da zona rural de Coruripe conquista 2º lugar em olimpíadas de Matemática no Brasil
Sophia Vitória conquistou 1º lugar da Olimpíada Matific entre os alunos do 1º ano - Foto: Divulgação

Ensino público não é sinônimo de ensino de baixa qualidade e um exemplo disso é a Escola de Educação Básica Santa Terezinha, localizada no povoado de mesmo nome na região de Pindorama, município de Coruripe. A escola da rede municipal conquistou esta semana o segundo lugar geral da Olimpíada Digital de Matemática, disputa organizada pela empresa Matific e ganhou prêmio de R$ 10 mil.

As Olimpíadas Matific são uma compatição online de matemática voltada para alunos dos ensinos Infantil e Fundamental. Na edição de 2021, mais de 15 mil instituições de ensino da rede pública e particular de todo o país participaram do evento, que aconteceu por meio de plataforma online, em que os estudantes completaram as atividades propostas pela instituição organizadora.

Além da Escola Santa Terezinha, outras unidades de ensino da rede municipal também tiveram classificação alta na competição. Outras três escolas, a Professora Maria Rocha Santos Silva, a Cláudio Daniel Gama de Amorim e Liege Gama Rocha, ficaram entre as 10 melhores escolas nas turmas de Educação Infantil, 1º ano, 3º ano e 4º ano.

Na categoria alunos, Sophia Vitória Nogueira Paranhos, que estuda na EScola Cláudio Daniel, conquistou o 1º lugar do Brasil entre os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Além de medalha, ela ganhou também um notebook. Outros estudantes da mesma unidade de ensino e também das escolas Santa Terezinha, Liege Gama e Professora Maria Rocha ficaram entre os 10 primeiros colocados nas turmas de Educação Infantil, 1º, 4º 5º e 6º anos.

Preparação


De acordo com a diretora da Escola Santa Terezinha, as Olimpíadas Matific serviu para estimular os alunos no estudo de matemática. Segundo ela, a preparação da escola começou com meses de antecedência, focando focado na resolução de problemas e de introdução de plataformas digitais e ambientes gamificados para o ensino da matemática.

“Com o desejo de minimizar os impactos na aprendizagem decorrentes da pandemia, vimos na Olimpíada Matific uma forma de conseguir engajar os alunos e promover uma educação matemática mais condizente com a atual realidade”, explicou Katiane Santos, diretora da escola.

Para o secretário municipal de Educação, Djalma Barros, ter conquistado o segundo lugar na olimpíada foi de grande alegria para todo comunidade escolar. “Isso mostra o quanto a Educação de Coruripe está no caminho certo, com escolas que se destacam nacionalmente. E a Matific, sendo uma competição online, demonstra que o uso da tecnologia, aliado a matemática, só comprova que temos alunos preparados para estes novos tempos”, refletiu.

A Educação de Coruripe é destaque desde a primeira edição na competição. No ano passado, as principais premiações foram para a Escola Municipal Maria Rocha, que ficou em segundo lugar no ranking das 10 melhores escolas, além das estudantes Jardiele e Maria Clara, que conquistaram, respectivamente, o primeiro lugar nas categorias “Top 10 de alunos de Educação Infantil” e “Top 10 de alunos do 6º ano”

Em 2019, a Escola Liege Gama da Rocha ficou em primeiro lugar na primeira edição do torneio e ganhou o prêmio de R$ 15 mil.

A lista completa das turmas e alunos de Coruripe vitoriosos na Olimpíada Digital de Matemática você pode conferir abaixo:

CATEGORIA TURMAS

Escola Municipal de Educação Básica Santa Terezinha – 2º Lugar Geral

2° Lugar – Educação Infantil – Prof.ª Ainoan Oliveira dos Santos
3° Lugar– Educação Infantil – Prof.ª Atamires Brandão de Lima
4° Lugar – 1° Ano – Prof.ª Rejane Maria dos Santos
7° Lugar– Educação Infantil – Prof.ª Maria Zuleide da Silva
10 Lugar – 3° Ano – Prof.ª Deise Maria de Melo Dantas
10° lugar– 4° Ano – Prof.ª Poliana da Silva Santos Ferreira

Escola Municipal de Educação Básica Professora Maria Rocha Santos Silva
5º lugar – 1º Ano E – Prof.ª Tatiana Domingos de Souza
1º lugar – 1º Ano A – Prof.ª Célis Victor de Oliveira
3º lugar – 4º Ano A – Prof.ª Audshirley Paula dos Santos
3º lugar – 5º Ano A – Prof.ª Thaíse dos Santos

Escola Municipal De Educação Básica Claudio Daniel Gama Amorim

2º lugar – 1º Ano – Prof.ª Maria Rosélia Carvalho Vasconcelos
4º lugar – 5º Ano – Prof.ª Vera Alice Santos

CATEGORIA ALUNOS


Escola Municipal De Educação Básica Claudio Daniel Gama Amorim

1º lugar – Sophia Vitória Nogueira Paranhos Turma: 1º anos

Escola Municipal De Educação Básica Professora Maria Rocha Santos Silva

5º lugar – João Pedro da Silva Costa – Turma: Educação Infantil A
8º lugar – Sara Leandra Carvalho dos Santos – Turma: 1º Ano E
4º lugar – Alicia da Cruz Paraguai – Turma: 4° Ano A
3º lugar – Ronan Joaquim Marques Cavalcante – Turma: Educação Infantil A

Escola Municipal De Educação Básica Liége Gama Rocha

6º lugar – Maurício Mitsuhiri – Turma: 1º ano –
5º lugar – Anfrisio Castro – Turma: 5º ano
6º lugar – Safira dos Santos Silva – Turma: 6º ano
6º lugar – Davi Weverton – Turma: 6º ano