Agreste

Casa de farinha em Igaci é notificada pela Casal por desvio de água

Operações de combate a fraudes são reaizadas constantemente

Por 7segundos com Assessoria 14/05/2021 12h12
Casa de farinha em Igaci é notificada pela Casal por desvio de água
Casa de farinha em Igaci é notificada pela Casal por desvio de água - Foto: Ascom

Uma casa de farinha localizada no município de Igaci, no Agreste alagoano foi notificada pela Companhia de Saneamento de Alagoas(Casal) por ligações clandestinas com o objetivo de desviar o líquido. No município de Piaçabuçu também foram encontradas irregularidades.

A ação faz parte das operações de de combate a fraudes. Atualmente, a Unidade vem efetuando cerca de 80 ações de inspeção por mês.

No geral, a UN Agreste da Casal efetua ações tanto nas zonas rurais quanto nas áreas urbanas dos municípios, e em cerca de 40% das operações são encontradas irregularidades nos locais. Entre elas, ligações e religações clandestinas, by-pass (mais conhecido como “gato”) e violações em hidrômetros.


Normalmente, a água furtada é utilizada para encher barragens (com o intuito de dessedentação de gado ou criatório de peixes), abastecimento clandestino de carros-pipa, irrigação ou uso habitual em residências e comércios.

A gerente da Unidade, Aparecida Torres, afirma que a depender da localização, o abastecimento das cidades passa a ser muito prejudicado por adulterações como estas. Nestas circunstâncias, são aplicadas multas aos infratores e, muitas vezes, cortado o fornecimento de água.

A Casal ressalta que qualquer situação irregular no consumo de água pode ser denunciada de forma anônima e gratuita através do número 0800 082 0195 (Call Center). O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e no finais de semana, das 7h às 19h.