Educação

Alunos de odonto da Uninassau de Arapiraca temem que falta de estrutura afete formação

Em nota, a instituição de Ensino Superior informou que as denúncias são infundadas

Por 7Segundos 12/05/2021 18h06 - Atualizado em 12/05/2021 18h06
Alunos de odonto da Uninassau de Arapiraca temem que falta de estrutura afete formação
Uninassau funciona no Colégio São Francisco, em Arapiraca - Foto: Divulgação

Estudantes de Odontologia do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) de Arapiraca estão em dúvida sobre a continuidade do curso e sobre seu futuro profissional. Alunos do terceiro e quinto período da faculdade relatam problemas relacionados à estrutura e à qualidade de ensino, que não têm sido resolvido pela direção do campus.

"O diretor não é acessível, não abre um espaço para que a gente possa buscar melhorias para a instituição. Com a coordenação do curso, a situação é a mesma. O coordenador criou um grupo de WhatsApp, mas quando a gente começou a questionar os problemas, ele simplesmente bloqueou as nossas mensagens e só ele pode falar. Nas raras vezes que a gente consegue ter acesso a um deles, eles só pedem 'calma'. Dizem que a gente não precisa se preocupar, que vai ter a aula, que a gente vai aprender tudo, mas a verdade é que só levam os problemas em banho-maria", afirmou um aluno do curso, que procurou a reportagem do 7Segundos porque não sabe mais a quem apelar para buscar soluções para os problemas.

O primeiro que ele relata é a deficiência da estrutura física. A Uninassau funciona dentro do colégio São Francisco e a unidade própria, que está sendo erguida ao lado do Arapiraca Garden Shopping, no bairro Santa Edwirges está com as obras paradas. Sem uma estrutura física adequada ao curso, os estudantes não contam, por exemplo, com uma biblioteca para fazer pesquisas e têm dificuldade com as aulas de laboratório.

O estudante explica que na ausência de um laboratório adequado, a turma acabou sendo dividida em quatro grupos para que o professor consiga acompanhar os alunos na aula prática. "Mas, por falta de organização, um desses grupos acaba tendo mais aulas que os outros. Além dessa defasagem, as aulas tem duração de 30 minutos, no máximo. E muitas vezes nem isso, o que prejudica muito no aprendizado. Numa aula de amálgama, por exemplo, o aluno tem só esse tempo para resolver toda a situação do paciente, não há tempo para fazer treino em outro dente, tem que fazer aquilo e acabou. Isso para mim não é laboratório", declarou.

Além disso, os alunos também precisam levar materiais e soluções químicas que deveriam ser fornecidas pela faculdade para a realização das aulas práticas. Os alunos têm responsabilidade de se equipar com os equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados para as aulas práticas, como máscara, luvas e gorro. Mas, além disso, eles precisam levar produtos cujo transporte e manuseio é perigoso.

"Na aula prática de radiologia, a gente precisou levar as soluções químicas, que não podem ser carregada de qualquer maneira, para fazer a revelação do material. Em uma aula de restauração de hemoglobina, em que é usado mercúrio, um metal pesado, que até para manusear é necessário seguir vários cuidados. Mas para a gente praticar na aula, tivemos que comprar. O curso realmente deixa muito a desejar nessas questões", declarou.

Além da falta de comunicação e da falta de estrutura para a aulas práticas, os estudantes lidam ainda com a falta de organização do programa do curso e com professores despreparados. O estudante relata que não há um cronograma de aulas definido porque o calendário não é respeitado e que todas as semanas, eles ficam sem aulas por um ou dois dias porque os professores faltaram.

"Quando isso acontece, o professor simplesmente joga um artigo, pede um resumo e coloca na ata como se o conteúdo tivesse sido dado em sala de aula, mas sem dar qualquer explicação para a gente. Em sala de aula fica clara a falta de preparo de alguns deles, que simplesmente leem os slides porque não dominam o assunto que estão lecionando. Se a gente tem alguma dúvida, eles respondem com grosseria mandando a gente ler artigo, procurar no livro, mas sem de explicar nada de fato. A gente está pagando e passa por tudo isso. Só não procuramos outra instituição porque em Arapiraca não tem outro curso de Odontologia. Esse curso foi a chance de realizar o sonho que é nosso e dos nossos pais. A gente não quer só um diploma na mão, quer uma formação de qualidade para que possamos ser bons profissionais. Há uma turma que está prestes a entrar no sexto período e a instituição não dispõe de uma clínica para que a gente possa fazer o estágio obrigatório", ressaltou.

O 7Segundos entrou em contato com a coordenação do curso de Odontologia da Uninassau Arapiraca, que recomendou encaminhar demanda, por e-mail, para a direção da unidade. A Instituição de Ensino Superior encaminhou a seguinte resposta:

A UNINASSAU Arapiraca informa ao Portal 7Segundos, sobre suposta denúncia de estudantes de alunos de Odontologia, que segue, rigorosamente, a legislação do setor educacional e as determinações estaduais referentes à pandemia pelo COVID-19, buscando garantir a segurança individual e coletiva de todos os discentes, respeitando assim as orientações de órgãos competentes.

Assim, sobre os temas apontados, esclarecemos:

- O fornecimento de materiais para uso pessoal dos estudantes está previsto em contrato, que é assinado individualmente por cada aluno no ato de ingresso na Instituição e a cada renovação de matrícula;

- A biblioteca institucional encontra-se aberta e disponível para todos os estudantes, porém, respeitando os decretos estaduais em virtude da COVID-19 para horário de funcionamento e permanência de estudantes no local;

- O mesmo acontece e deve ser respeitado para as aulas práticas de todos os cursos, que precisam respeitar distanciamento social e quantitativo de estudantes em cada laboratório. O cronograma de aulas práticas respeita a carga horária curricular previamente prevista;

- A clínica-escola da Instituição está em construção e a sua utilização obrigatória é prevista apenas para o 6º período do curso;

- Nosso corpo docente conta com professores pós-graduados, mestres e doutores, experientes e capacitados. Além disso, todo o cronograma de conteúdo vem sendo acompanhado pela equipe acadêmica e cumprido com as aulas teóricas, em formato remoto, e as aulas práticas em formato presencial;

A UNINASSAU Arapiraca reforça seu compromisso com os estudantes, sempre prezando pela ética e comprometimento em ofertar ensino de qualidade para formação de profissionais capacitados para o mercado de trabalho. Além disso, a Instituição conta com o processo de avaliação institucional, direcionado ao discente e visando a melhoria do curso, Instituição e ensino.

Nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.