Brasil

Homem é preso por vender carteira de habilitação falsa na porta do Detran

Na porta do departamento de trânsito, no Centro do Rio, o homem oferecia carteiras de habilitação das categorias A e B por R$ 2,4 mil

Por G1 Rio 12/05/2021 10h10
Homem é preso por vender carteira de habilitação falsa na porta do Detran
Material apreendido com Fabiano pelos agentes do Detran e da Polícia Civil. - Foto: Divulgação

Uma ação conjunta da Corregedoria do Detran-RJ e agentes da 4ª DP (Central do Brasil) prendeu um homem de 44 anos que vendia habilitação falsa na porta do Detran na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio, nesta terça-feira (11).

Com o suspeito os agentes encontraram várias cópias de habilitações e uma máquina de débito e crédito. Quatro vítimas do falso despachante também já foram identificadas.

Na delegacia, o preso disse que prometia carteiras de habilitação das categorias A e B por R$ 2,4 mil. De acordo com as investigações da Corregedoria, o golpe vinha sendo aplicado há cerca de seis meses.

Em menos de 15 dias, duas operações bem-sucedidas foram realizadas pelo Detran.RJ, em parceria com a Polícia Civil, para identificação de falsos despachantes. Somente nessas duas ações, dez pessoas foram flagradas e estão respondendo a inquérito.

“Montamos equipes em conjunto com a polícia para coibir ações de falsos despachantes. Eles iludem a população, prometendo falsos serviços e facilidades que não existem no órgão”, afirmou o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

A delegada da 4ª DP, Patrícia Aguiar, informou que as abordagens aos cidadãos são filmadas para ajudar na identificação e comprovação de possíveis crimes.

“Vamos apurar se existe a participação de outras pessoas no esquema, pois acreditamos que Fabiano não agia sozinho”, disse a delegada Patrícia Aguiar.

Em 2020, cerca de 30 pessoas foram flagradas pela Corregedoria do Detran e estão respondendo à acusação de exercício ilegal da profissão de despachante.