Saúde

Covid-19: taxa de ocupação de UTIs permanece alta em Arapiraca

Do total de 72 leitos intensivos no município, apenas treze estão vagos

Por 7Segundos 10/05/2021 19h07
Covid-19: taxa de ocupação de UTIs permanece alta em Arapiraca
Jovens são maioria nas UTIs do Brasil - Foto: Reprodução

Mesmo com a desaceleração de novos casos de Covid-19 registrada em Alagoas, a taxa de ocupação dos leitos de UTI continuam alta no estado. De acordo com dados atualizados do boletim de ocupação de leitos divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), do total de 72 leitos de cuidados intensivos em três hospitais de Arapiraca, 59 estão ocupados no momento, o que representa uma taxa de 82%, considerada alta, mesmo levando em consideração que as unidades recebem pacientes de outros municípios.

Conforme o boletim, atualizado na tarde de segunda-feira, a taxa de ocupação total de leitos em Alagoas é de 48%. Das 1.416 vagas exclusivas para pacientes com Covid-19 em hospitais, incluindo UTI, unidades intermediárias e leitos clínicos, 685 estão ocupados. Quando se trata de leitos de UTI, o percentual geral do Estado sobe para 71%, enquanto a ocupação das unidades intermediárias é de 18% e de leitos clínicos é de 40%.

A taxa de ocupação hospitalar de Arapiraca é mais alta que na Capital. Enquanto é de 71% de leitos de UTI, 22% de leitos intermediários e 36% de leitos clínicos. Em Arapiraca, além de 82% das UTIs ocupadas, o percentual de leitos clínicos ocupados é de 63%. Do total de 115 vagas nas enfermarias dos hospitais para tratamento da infecção provocada pelo coronavírus, 59 estão ocupadas.