Comunidade

[Vídeo] Água e esgoto vazam sem parar no Residencial Brisa do Lago em Arapiraca

Problemas de vazamento são antigos em várias ruas do conjunto habitacional, afirmam moradores

Por Sete Segundos 10/05/2021 11h11 - Atualizado em 11/05/2021 12h12
[Vídeo] Água e esgoto vazam sem parar no Residencial Brisa do Lago em Arapiraca
Vazamento de esgoto no Residencial Brisa do Lago - Foto: Giovanni Luiz - Sete Segundos

Um dos vazamentos de água, considerado o principal em toda a área do Residencial Brisa do Lago, no Bairro Olho D`água dos Cazuzinhas, em Arapiraca, fica bem na entrada do conjunto habitacional, e torna-se quase imperceptível para quem não conhece o local. O vazamento ocorre no registro do cano que leva a água para as casas dos moradores. O detalhe é que o registro fica numa área com muito mato e grama ao redor, dentro de um dos canteiros do trevo de acesso ao residencial, cenário que contribui para camuflar o problema.  

Vazamento no registro da tubulação que abastece o Brisa do lago. Foto: Giovanni Luiz-7 Segundos 

Por esse motivo, quem, por acaso, consegue enxergar o vazamento, pode ter a impressão de estar vendo uma minação natural de água, mas, ao prestar bem atenção, dá para perceber a torneira do registro ao fundo, encoberta pela a água que escorre com força e sem parar durante 24 horas, segundo os moradores. Eles afirmam que a água desperdiçada compromete o abastecimento das casas na parte mais alta e mais distante do conjunto porque a água não chega com força nas torneiras.

"Esse vazamento existe há dois anos e nós já comunicamos à Casal", afirma José Marcos, morador antigo do Brisa do Lago. José Marcos disse ainda que o vazamento está provocando uma erosão no calçamento por onde os veículos passam, bem ao lado. "Esse buraco aqui na rua é causado pela água que infiltra no solo", contou o morador. A área de terra dentro do canteiro onde fica o registro quebrado está toda encharcada por conta do grande volume de água que jorra do local.

Esgoto

Não bastasse o problema do desperdício de água, a população do Brisa do Lago sofre também com os constantes vazamentos de esgoto em várias ruas. Os moradores acreditam que o problema ocorra devido ao entupimento de algumas galerias. 

Vazamento de esgoto no Residencial Brisa do Lago. Foto: Giovanni Luiz - 7 Segundos

É comum transitar pelas ruas do conjunto e se deparar com água de esgoto vazando das tampas das bocas de lobo e escorrendo pelo meio fio, exalando mal cheiro. "É uma fedentina muito grande. Às vezes a gente está almoçando e a gente não aguenta a fedentina", contou Dona Vera Lúcia, dona de uma barraquinha de verduras que fica na frente de casa e perto de uma desse vazamentos

Casal

A reportagem do Portal Sete Segundos Arapiraca entrou em contato com a assessoria de comunicação da Casal (Companhia de Saneamento de Alagoas) que nos informou que iria repassar as informações para o setor operacional da empresa para que as providências sejam tomadas.