Arapiraca

População acima de 35 anos que tenha comorbidade já pode se vacinar nesta segunda contra a Covid-19

Na terça será a vez da população com 25 anos, e na quarta da população com 18 anos;

Por 7 Segundos com Assessoria 09/05/2021 10h10 - Atualizado em 09/05/2021 10h10
População acima de 35 anos que tenha comorbidade já pode se vacinar nesta segunda contra a Covid-19
Arapiraca amplia vacinação com a Astrazeneca - Foto: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

Com a chegada de novas doses da vacina AstraZeneca, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, amplia, ainda mais, o acesso ao imunizante contra a Covid-19. Desta vez, estão sendo inseridos nos grupos de vacinação arapiraquenses com comorbidades a partir dos 35 anos, e pessoas com deficiência permanente acima de 40 anos.

Para a população que possui alguma das comorbidades elencadas no Plano Nacional de Imunização, a ampliação do acesso à vacina será gradativa durante a semana, segundo o cronograma abaixo:

Segunda-feira: Comorbidade a partir dos 35 anos;
Terça-feira: Comorbidade a partir dos 25 anos;
Quarta-feira: Comorbidade a partir dos 18 anos.

Dentre as listas de comorbidades que permitem receber a dose da vacina contra a Covid estão: pessoas que vivem com HIV; Diabetes melitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial (que fazem uso de três ou mais medicamentos anti-hipertensivos); Doenças Cardiovasculares; Doenças Cerebrovasculares; Doença Renal Crônica; Imunossuprimidos; Anemia Falciforme; Obesidade Mórbida; Síndrome de Down; Cirrose Hepática.

Além dos documentos pertinentes para receber a dose do imunizante (RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS atualizado), o usuário também precisa estar com cópias de documentos que comprovem a comorbidade. São eles: Prescrição médica para a vacina contendo a condição; Exames específicos que estabelecem o diagnóstico; Relatório Médico; Receitas para terapêutica específica de condições descritas; Cadastros em sistemas específicos do SUS.

Obs.: Os documentos acima citados não são necessários para os arapiraquenses com Síndrome de Down, e nem para as pessoas que vivem com HIV.

É importante deixar claro que os demais público seguem recebendo a primeira ou segunda dose da AstraZeneca normalmente.

Arapiraca conta com três postos de vacinação e que funcionam de segunda a sábado, localizados no Sesc (funcionando das 8h às 17h), Drive Thru do Arapiraca Garden Shopping (funcionando das 8h às 20h), e Ginásio do Epial (funcionando das 8h às 17h).

Vacinação Solidária


A Prefeitura de Arapiraca relembra que a Campanha Vacinação Solidária segue funcionando nos três postos de vacinação e convida a população a ajudar.

Todos os alimentos e itens de higiene arrecadados estão sendo inseridos em cestas básicas e doados a famílias em situação de vulnerabilidade social.

Dentre as comunidades beneficiadas pela Vacinação Solidária estão: Conjunto Frei Damião, bairro Manoel Teles, Residencial Jardim das Paineiras, e Residencial do Agreste