Covid -19

Governador afirma esperar regularizar vacinação de segunda dose até a próxima semana

Renan Filho afirmou que carência de CoronaVac aconteceu devido recomendação do Ministério da Saúde

Por 7Segundos 06/05/2021 15h03
Governador afirma esperar regularizar vacinação de segunda dose até a próxima semana
Antes de solenidade em Palmeira dos Índios, Renan Filho concedeu coletiva ao lado dos prefeitos Luciano Barbosa e Julio Cezar - Foto: reprodução

O governador Renan Filho (MDB) afirmou que “espera” regularizar a vacinação para quem precisa tomar a segunda dose da CoronaVac até a próxima semana, com as novas remessas do imunizante que devem chegar ao Estado. Na assinatura da ordem de serviço para a duplicação de rodovia entre Palmeira dos Índios e Arapiraca, ele afirmou que na remessa desta quinta-feira (06), chegaram imunizantes de outro laboratório.

“Nós esperávamos que chegasse a CoronaVac hoje, mas a informação é que só chegará a AstraZeneca. Estamos esperando pela CoronaVac apreensivamente porque alguns municípios ficaram sem a segunda dose. A gente espera muito que esta semana ou no máximo na próxima regularize-se a segunda dose, para a vacinação voltar à normalidade”, declarou.

Renan Filho voltou a explicar que a falta de segunda dose (D2) da CoronaVac aconteceu porque Estados e municípios seguiram recomendações do Ministério da Saúde. “Eles orientaram que a gente usasse a D2 como D1 [primeira dose], com o objetivo de acelerar a vacinação, e depois eles mandariam as doses de D2, que não chegaram à tempo, provocando esse problema”, declarou.

Em Arapiraca, o anúncio da chegada de 1.500 doses da CoronaVac provocou alvoroço na semana passada. Muitas pessoas que haviam tomado a primeira dose do imunizante fabricado pelo Instituto Butantã chegaram a passar a noite em filas, na espera pela abertura dos pontos de vacinação.

Ainda assim, a demanda foi maior que a quantidade de doses e muitas pessoas voltaram para casa sem receber o reforço do imunizante, que deve ser aplicado entre 14 e 28 dias após a primeira dose.