Mundo

Polícia prende suspeitos de reusar testes de Covid em aeroporto na Indonésia

Investigação começou após diversas reclamações de falsos positivos nos testes, que são obrigatórios para voar. Até 10 mil pessoas podem ter sido testadas com swabs reutilizados.

Por G1 06/05/2021 10h10
Polícia prende suspeitos de reusar testes de Covid em aeroporto na Indonésia
Profissionais de saúde guardam swab em tubo após coletar amostra do nariz para teste de Covid-19 no Panamá em 15 de janeiro - Foto: Arnulfo Franco/AP

Milhares de passageiros podem ter sido testados contra a Covid-19 em um aeroporto na Indonésia com swabs reutilizados.

A revelação foi feita pela polícia, que prendeu cinco funcionários de uma empresa estatal que fornecia os testes no aeroporto de Kualanamu, em Medan, na Sumatra do Norte.

Os passageiros de aviões são obrigados a apresentar um teste negativo antes de embarcar no país, e o serviço é oferecido nos aeroportos.

A polícia começou a investigar o golpe após diversas reclamações de falsos positivos nos testes.

Segundo a investigação, até 10 mil pessoas podem ter sido testadas com swabs reutilizados, que eram lavados com álcool, e o esquema funcionava desde dezembro.

Covid-19 na Indonésia

A Indonésia tem 273 milhões de habitantes e é o quarto país mais populoso do mundo, atrás de China, Índia e Estados Unidos e à frente de Paquistão, Brasil e Nigéria.

O país tem registrado uma média de 5 mil casos e 170 mortes por Covid-19 por dia. Desde o início da pandemia, o país teve 1,69 milhão de infectados e 46 mil óbitos.