Brasil

Bolsonaro veta entrega de declaração do Imposto de Renda até 31 de julho

Com isso, prazo limite para entregar documentação será 31 de maio. Pagamento do primeiro lote de restituição ocorrerá na mesma data

Por Metrópoles 05/05/2021 21h09
Bolsonaro veta entrega de declaração do Imposto de Renda até 31 de julho
Contribuinte confere informações sobre Imposto de Renda 2018 - Foto: Agência O Globo

A Secretaria-Geral da Presidência informou nesta quarta-feira (5/5) que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou o projeto que prorrogava, até 31 de julho, o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2021, referente ao ano-calendário de 2020.

O texto foi aprovado pela Câmara em 13 de março e em 6 de abril, pelo Senado. O veto deve ser publicado no Diário Oficial da União desta quinta (6/5).

Com o veto, o prazo limite para entregar a declaração do Imposto de Renda é 31 de maio. Inicialmente, a declaração deveria ser entregue até 30 de abril, mas foi prorrogado pela Receita Federal.

Em 2020, o prazo também foi adiado, por 60 dias, em razão da pandemia de coronavírus. Para este ano, a Receita estima que sejam enviadas 32.619.749 declarações.

De acordo com o Palácio do Planalto, a prorrogação até 31 de julho contrariava o interesse público. Além disso, o texto mantinha o cronograma de pagamento da restituição, o que, segundo o governo, teria como consequência um fluxo de caixa negativo.

Na justificativa do veto, o Planalto também argumentou que a proposta poderia causar um “desequilíbrio do fluxo de recursos”, abrindo possibilidade para que o calendário de restituição fosse afetado, além de comprometer a arrecadação dos entes federativos e o repasse de recursos ao Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) e ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O governo ainda informou que o projeto afetaria a entrada de recursos aos cofres públicos referentes à devolução do auxílio emergencial recebido indevidamente em 2020.

Restituição

De acordo com a Receita Federal, o cronograma previsto para restituição das declarações é o seguinte:

1º lote: 31 de maio
2º lote: 30 de junho
3º lote: 30 de julho
4º lote: 31 de agosto
5º lote: 30 de setembro