Covid -19

Mais de 6,2 mil arapiraquenses aguardam chegada de novas doses da Coronavac para completar imunização

Mais da metade dos casos é de pessoas entre 60 e 64 anos

Por 7 Segundos 03/05/2021 16h04
Mais de 6,2 mil arapiraquenses aguardam chegada de novas doses da Coronavac para completar imunização
Vacinação em Arapiraca tem sido acompanhada pelo MPE - Foto: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

A chegada de novas doses da Coronavac, vacina contra a Covid-19 produzida pelo Instituto Butantan, é uma urgência em várias cidades do país, principalmente em Arapiraca.

Na Capital do Agreste alagoano, 6.215 pessoas estão com a segunda dose do imunizante atrasado ou prestes a atrasar, segundo dados do Sistema Nacional de Monitoramentos de Vacinas.

O grupo mais prejudicado é o de arapiraquenses com idade entre 60 e 64 anos, que foram os últimos inseridos no grupo prioritário do município e que recebeu a primeira da vacina do Butantan.

Apesar de ainda não existirem estudos científicos mostrando os efeitos da vacinação fora do prazo, a orientação do Ministério da Saúde é que todos os que receberam a primeira dose tomem a segunda assim que possível, mesmo após o intervalo de 28 dias.

No final de março, o Instituto Butantan anunciou a entrega de mais 600 mil doses de Coronavac ao Ministério da Saúde. A nova remessa faz parte do primeiro contrato firmado com o governo federal para o fornecimento de 46 milhões de doses, que inicialmente estava previsto para ser completamente entregue em 30 de abril, mas atrasou por falta de insumos para produção.

O Portal 7 Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Arapiraca sobre o assunto. O órgão informou que ainda não há previsão para chegada dos imunizantes, ratificando a importância da chegada de novas doses para o complemento da imunização dos arapiraquenses.