Política

Igaci e Maribondo são contemplados em programa estadual de pavimentação de ruas

Em solenidade, Renan Filho afirma que Minha Cidade Linda poderia ser aplicado em nível nacional

Por 7Segundos 29/04/2021 15h03 - Atualizado em 29/04/2021 15h03
Igaci e Maribondo são contemplados em programa estadual de pavimentação de ruas
Ordens de serviço do Minha Cidade Linda foram assinadas por prefeitos e governador nesta quinta (29) - Foto: Ellen Oliveira/ 7Segundos

Mais dois municípios alagoanos foram contemplados, nesta quinta-feira (29), no programa estadual Minha Cidade Linda, que promove a pavimentação de ruas urbanas, construção de calçadas e praças e pintura de fachadas nas cidades até 50 mil habitantes. Os prefeitos de Igaci e Maribondo estiveram no palácio do governo e assinaram as ordens de serviço para seus municípios.

Antes da solenidade, o governador Renan Filho (MDB) afirmou que os municípios foram escolhidos neste momento devido a facilidades logísticas. Igaci fica próximo a outros municípios já contemplados pelo programa, o que agiliza o transporte dos materiais necessários à obra. E dentro do território de Maribondo, no distrito de Mata Verde, há uma pedreira que irá fornecer os paralelepípedos.

Para a elaboração dos projetos de pavimentação, que irão cobrir um total de 450 quilômetros de calçamento lineares, foi necessário fazer levantamento topográfico e pluviométrico em 90% dos municípios alagoanos. A obra vai contemplar também a drenagem de águas pluviais.

“Esse programa que a gente desenvolveu em Alagoas poderia, inclusive, ser implementado para todo o país. Deveria, ao invés de sair a esmo, dar um pedacinho de recurso para cada um, fazer um programa de pavimentação nacional, que gera emprego, melhora a vida das pessoas e tem uma lógica objetiva de quando vai terminar. Tenho certeza absoluta que ninguém em Brasília sabe quando serão pavimentados os municípios brasileiros em sua zona urbana. Mas aqui em Alagoas, nós sabemos que em 24 meses teremos todas ruas pavimentadas. Depois disso, se alguém encontrar uma rua de barro dentro da cidade, é porque a cidade cresceu a nós vamos de novo enfrentar esse desafio”, declarou.


A prefeita de Maribondo, Leopoldina Amorim (PSD), agradeceu o governador durante a solenidade. “Estou sendo muito prestigiada neste momento, só tenho palavras de agradecimento ao governador Renan Filho. Maribondo vivia uma situação lastimável e precisava exatamente desse carinho e atenção”, afirmou.


Em entrevista ao 7Segundos, o prefeito de Igaci, Petrúcio Barbosa (PTB), que foi à solenidade acompanhado do controlador geral do município, ressaltou as melhorias que o programa trará ao município.

“O governador Renan Filho está de parabéns por implementar esse programa, que vai contemplar Igaci com a pavimentação em paralelepípedo em várias ruas do município. O investimento de mais de R$ 2 milhões que vi levar bem estar e infraestrutura para os munícipes e também, neste momento de pandemia, gerando emprego e renda no município”, ressaltou.