Alagoas

IBGE confirma realização de pesquisa por telefone em Alagoas

Superintendente explica que por conta da pandemia, Instituto mudou forma de coleta de dados

Por 7Segundos 29/04/2021 12h12
IBGE confirma realização de pesquisa por telefone em Alagoas
Devido pandemia, IBGE passou a usar meios eletrônicos para realizar pesquisas - Foto: Simone Mello/Agência IBGE Notícias

Diante do receio de pessoas que estão sendo procuradas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para responder pesquisas por telefone e WhatsApp, o superintendente de Disseminação do Instituto, Alcimar Trancoso, confirmou que, em decorrência da pandemia, as pesquisas feitas em domicílio e empresas foram substituídas pelos meios eletrônicos.

“Desde o reconhecimento da pandemia pela Anvisa, em março do ano passado, o IBGE estabeleceu o trabalho remoto. Atualmente, a nossa principal pesquisa é o PNAD contínuo, que é a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios. Nas próximas semanas vamos dar início também à Pesquisa Industrial Anual (PIA) e Pesquisa Anual do Comércio (PAC), que também será feita pelo telefone”, declarou.

A PNAD Contínua tem como objetivo acompanhar as flutuações da força de trabalho e outras informações para estudo socioeconômico do país, por meio de amostragem. Não substitui ou influi no Censo, pesquisa que é feita na totalidade dos municípios brasileiros e que permite contabilizar dados por municípios, bairros e aglomerações.

Alcimar Trancoso explica que, por meio das pesquisas, o IBGE mantém um cadastro atualizado dos domicílios e que, com isso o PNAD define os municípios que participam da amostragem durante o período de cinco meses e o chefe do domicílio é procurado por telefone por um técnico do Instituto.

“Como, com o passar dos meses, aquele domicílio passa a ser ocupado por pessoas diferentes das que constam em nosso cadastro, nestes casos o Instituto autorizou a busca presencial, em que o funcionário do IBGE vai até o domicílio, seguindo as recomendações de distanciamento, apenas para pegar o número do telefone por onde a entrevista será realizada”, explicou.

O superintendente informou ainda que também está autorizado que o entrevistador do IBGE faça contato inicial pelo WhatsApp, mas a entrevista de fato deve acontecer por telefone, para garantir sigilo no repasse das informações.

Segurança

Com o contato feito pelos meios eletrônicos, foram disponibilizados meios para que o entrevistado possa confirmar que está falando com um funcionário do IBGE. Por meio do número de matrícula ou do CPF do entrevistador, é possível confirmar se ele é funcionário do instituto por meio do telefone 0800 721 8181, ou no endereço de internet: respondendo.ibge.gov.br, no campo “Verifique a identidade do entrevistador”. Nesta consulta aparece o nome e a foto do funcionário do IBGE, além do local onde ele está lotado e ainda se é funcionário da ativa ou aposentado.

Outro fator importante é que o entrevistador, apesar de fazer perguntas a cerca do trabalho das pessoas que vivem no domicílio, não pede informações relativas ao número de documentos ou dados bancários.

“Caso a pessoa tenha dúvidas, depois que confirmar que o entrevistador é mesmo do IBGE, é muito importante que ela responda a entrevista. Cada domicílio pesquisado equivale a uma amostra correspondente a 200 ou 300 domicílios, o que faz uma diferença grande no resultado final da pesquisa”, ressaltou.