Covid -19

Mesmo com poucas doses de vacinas, Alagoas segue como 3º estado que mais vacinou

Os dados são do Sistema de Monitoramento de Vacinas do Governo Federal

Por 7 Segundos 25/04/2021 07h07 - Atualizado em 25/04/2021 07h07
Mesmo com poucas doses de vacinas, Alagoas segue como 3º estado que mais vacinou
Arapiraca conta com três pontos de vacinação contra a Covid-19 - Foto: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

Boa parte das cidades alagoanas estão vivenciando escassez de vacinas, principalmente Coronavac, produzida pelo Butantan. Apesar disso, Alagoas segue em terceiro lugar no ranking de estados brasileiros que mais aplicaram doses de imunizantes contra a Covid-19.

De acordo com os dados do sistema Nacional de Monitoramento de Vacinas, foram aplicadas 429.944 como primeira dose e 170.658 como segunda dose.

A taxa de aproveitamento de vacinas de Alagoas está em 84,8%. O estado fica atrás apenas de Roraima e Rio Grande do Norte, que apresentam, segundo o sistema, taxa de aproveitamento superior a 100%.

Falta de doses

O baixo estoque de vacinas da Coronavac tem prejudicado a aplicação de segundas doses do imunizantes. As duas principais cidades de Alagoas, Maceió e Arapiraca, precisaram suspender a aplicação, deixando a população preocupada.

Para evitar o atraso da aplicação e em respeito ao intervalo proposto pelo fabricante, o Governo do Estado antecipou a entrega de imunizantes para as duas cidades, que já retomaram a vacinação.