Brasil

Fiocruz entrega 5,2 milhões de doses de vacina ao governo federal

No próximo mês, fundação deve implementar mais um turno de trabalho para alcançar a produção de 1,2 milhão de doses por dia

Por Metrópoles 23/04/2021 21h09
Fiocruz entrega 5,2 milhões de doses de vacina ao governo federal
Fiocruz recebe insumo para 5,3 milhões de doses de vacina - Foto: Agência Brasil

A Fiocruz entregou, nesta sexta (23/4), 5,2 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca ao governo federal. O Instituto havia prometido a entrega de 4,7 milhões de imunizantes. A carga foi liberada às 16h para distribuição pelo país — 480 mil doses foram entregues diretamente para o Rio de Janeiro, onde fica a fábrica de Bio-Manguinhos.

Até o momento, a Fiocruz entregou cerca de 20 milhões de vacinas para o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e deve continuar fazendo a distribuição às sextas.

O contrato prevê 104,4 milhões de doses até o final do primeiro semestre e mais 110 milhões no restante do ano. O instituto é capaz de produzir 900 mil doses por dia e acredita ser possível cumprir as datas de entrega, já que há IFA suficiente para manter a produção até o meio de maio, quando deve chegar mais uma remessa.

Também no próximo mês, a Fiocruz deve implementar mais um turno para chegar à capacidade de 1,2 milhão de doses fabricadas por dia.