Saúde

[Vídeo] Coronavac poderá faltar novamente em Arapiraca nos próximos dias

Após retomada da 2ª dose da vacina do Butantã, procura pelo imunizante aumenta bastante nesta sexta-feira (23)

Por Sete Segundos 23/04/2021 12h12 - Atualizado em 23/04/2021 16h04
[Vídeo] Coronavac poderá faltar novamente em Arapiraca nos próximos dias
Vacina Coronavac produzida pelo Butantan - Foto: Giovanni Luiz

A Coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, enfermeira Mônica Suzy, reforçou que a retomada da vacinação da 2ª dose da Coronavac para esta sexta, dia 23, só foi possível porque houve um adiantamento das doses referentes à 10ª remessa da Coronavac por parte do Governo do Estado que estavam previstas para chegarem somente neste sábado (24).

Porém, a preocupação se mantém porque segundo Mônica Susy, a remessa que foi enviada para Arapiraca não foi o esperado, veio uma quantidade pequena de doses e nós começamos a vacinar. "Nós esperávamos receber 4.740 doses nesta remessa que foi antecipada pelo governo, mas só recebemos 2.500 doses, um número muito pequeno", disse a coordenadora. Ela explicou ainda que foram distribuídas nesta sexta-feira, 700 doses nos três pontos de vacinação de Arapiraca e confirmou que há risco sim de faltar a segunda dose da Coronavac nos próximos dias, explicou Mônica Susy.Por todos esses motivos, não serão adiantadas aplicações em quem tomou a primeira dose recentemente, pois precisamos respeitar os prazos estabelecidos pelos fabricantes, afirmou Mônica Susy.

Diante da quantidade pequena de doses da Coronavac que chegaram à Arapiraca nesta última remessa, a coordenadora afirmou que está sendo necessário racionar a aplicação das doses para que se possa estender a vacinação até a próxima segunda-feira, pelo menos, atingindo o maior número de pessoas que ainda precisam tomar a segunda dose do imunizante. No ponto do Sesc, por exemplo, no bairro Santa Edwiges, foram distribuídas fichas de atendimento para os horários da manhã e da tarde.

Mônica Susy disse ainda que foi informada pela Secretaria de Estado da Saúde que o problema do atraso na remessa da Coronavac está relacionado à falta de um insumo utilizado na produção da Coronavac pelo Instituto Butantan, situação que acredita-se que esteja regularizada nos próximos dias, concluiu a coordenadora.

A coordenadora disse ainda que está avaliando se vai manter os pontos de vacinação abertos neste domingo (25) devido ao problema das poucas doses da Coronavac. Já em relação à vacina da Astrazeneca, não haverá problema porque todas as doses estão garantidas e não vai faltar vacina para quem precisa tomar a segunda dose

Idoso recebe a 2ª dose da Coronavac em ponto de vacinação do shopping de Arapiraca. Foto: Giovanni Luiz

Fila e preocupação

O anúncio para esta sexta-feira(23) da retomada da aplicação da vacina Coronavac para o público que ainda não havia tomado a 2ª dose da vacina em Arapiraca levou muita gente aos pontos de vacinação instalados na cidade. No ponto instalado no Arapiraca Garden Shopping, que funciona no sistema drive-thru. A fila de carros na rua de acesso ao shopping chegava a quase 1 Km de extensão pouco antes das 8hs da manhã desta sexta-feira, inclusive, dobrando parte do quarteirão. Todos estavam preocupados com a possibilidade de faltar vacina novamente, o que pode se confirmar nos próximos dia


Fila de carros em rua de acesso ao shopping de Arapiraca durante a vacinação da 2ª dose da Coronavac nesta sexta (23). Foto: Giovanni Luiz  

Como os idosos foram os primeiros a serem imunizados, eles eram maioria hoje nos pontos de vacinação. Todos aguardavam com expectativa e ansiedade o momento de tomar a segunda dose da Coronavac para finalmente, ficarem protegidos da Covid-19. Muitas dessas pessoas contaram à reportagem do Sete Segundos que estavam agendada para tomar a segunda dose da Coronavac no dia 21, mas, devido à falta do imunizante nos últimos dias, tiveram de esperar um pouco. A aposentada Maria Aparecida disse que foi informada que se a vacina não chegasse até o dia 28 deste mês, teria de recomeçar todo o processo, ou seja, a primeira dose não teria mais efeito algum no organismo dela. "É muito preocupante, até porque vejo muitas parentes e amigos contaminados com o vírus", disse a aposentada.

Enfermeiro prepara a 2ª dose da Coronavac. Foto: Giovanni Luiz


Pontos de vacinação

Arapiraca conta com três pontos de vacinação. São eles: Sesc Arapiraca, que funciona das 8h às 17h; o Drive Thru do Arapiraca Garden Shopping, que funciona das 8h às 20h, e o Ginásio do Epial, que funciona das 8h às 17h.

Ponto de vacinação do Sesc Arapiraca, non bairro Santa Edwiges. Foto: Giovanni Luiz

Vacinação Solidária

A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, reforça que os locais também estão recebendo doação de alimentos e produtos de higiene, que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa temo objetivo de minimizar o impacto causado pelas medidas de isolamento social durante a pandemia. Quem quiser colaborar com essa campanha, é só levar sua doação no momento que for receber a primeira ou a segunda dose da vacina. Mesmo quem já tomou as doses também poderá entregar sua colaboração em qualquer um dos pontos.

Alimentos doados em ponto de vacinação instalado no shopping em Arapiraca. Foto: Giovanni Luiz