Covid -19

Alagoas recebe mais 44.750 doses de vacinas e já inicia distribuição para municípios

Remessa com os imunizantes Astrazeneca e Coronavac chegou na tarde desta quinta-feira (22) no Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió

Por Agencia Alagoas 22/04/2021 19h07
Alagoas recebe mais 44.750 doses de vacinas e já inicia distribuição para municípios
Covid-19 - Foto: Agência Alagoas

A Campanha de Imunização contra a Covid-19 prossegue em Alagoas com a chegada de nova remessa de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde (MS). O Estado recebeu 44.759 doses de CoronaVac e AstraZeneca, na tarde desta quinta-feira (22), e hoje mesmo já iniciou a distribuição dos imunizantes para os municípios.

A 14ª remessa enviada pelo Ministério da Saúde com os imunológicos chegou ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares e foi encaminhada para o prédio do Programa Nacional de Imunização de Alagoas (PNI/AL), no bairro Farol, em Maceió. No local, as doses foram cadastradas e armazenadas a uma temperatura entre 2º e 8º Celsius.

O novo lote contém 9 mil doses de CoronaVac e 35.750 de AstraZeneca. O cronograma de vacinação com esta nova remessa está sendo definido e será disponibilizado por meio de Nota Técnica, que será encaminhada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa). Após o registro dos imunizantes, feito pelos técnicos do PNI/AL, as vacinas foram transportadas para os Centros Estaduais de Armazenamento e Distribuição de Imunológicos, localizados em Maceió e Arapiraca.

O secertário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, destacou que já houve uma pactuação entre o Governo de Alagoas e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL) para entrega dessa nova remessa, que chegou nesta quinta em Alagoas.

“Isso quer dizer que a partir de amanhã [sexta-feira, 22] a vacinação tem continuidade nos municípios alagoanos e prossegue o calendário de imunização. As vacinas já passaram pelo cadastro no PNI e já estão sendo distribuídas para os municípios alagoanos. Inclusive, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió já foi buscar os imunizantes, assim como já foi encaminhado para Arapiraca novas doses do imunizante”, destacou o secretário.

Quanto aos demais municípios alagoanos, as vacinas ficam à disposição das Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) para fazerem a retiradas das doses. Os representantes das SMSs precisam solicitar as doses da vacina e os insumos pelo Sistema de Informações e Insumos Estratégicos (SIES) e agendar previamente a retirada dos materiais com a Central de Distribuição de Maceió, através do e-mail: [email protected]. Na Central de Arapiraca, o agendamento deve ser realizado pelo e-mail: [email protected] ou pelo número: (82) 3530-0085.

O Ministério da Saúde já enviou para Alagoas um total de 785.410 doses de imunizantes contra a Covid-19, incluindo a nova remessa. No Estado já foram aplicadas 562.324 doses de CoronaVac e Astrazeneca: 416.138 pessoas receberam a primeira dose e 146.186 alagoanos já receberam a segunda. O Estado já distribuiu para os municípios alagoanos o total de 663.507 doses.