Arapiraca

Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do Chama atua com protocolos nacionais e internacionais

Tecnologia de ponta e atendimento humanizado oferecem ao paciente maior conforto e segurança durante o tratamento

Por Assessoria/Chama 22/04/2021 16h04
Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do Chama atua com protocolos nacionais e internacionais
Complexo Hospitalar Manoel André - Foto: Assessoria

Cerca de 60% dos pacientes diagnosticados com tumores realizam radioterapia, e a qualidade do atendimento e da tecnologia implementada são decisivas para determinar o sucesso do tratamento. Em busca do melhor atendimento, o Hospital Chama atua com equipe especializada e seguindo os principais protocolos internacionais e nacionais, sem perder a importância de um tratamento humanizado, com o paciente sempre em primeiro lugar.

A radioterapia usa radiações ionizantes, que danificam as células tumorais e impedem que elas se multipliquem, resultando na morte dos tecidos cancerígenos. As sessões, indolores, ocorrem na maioria das vezes de forma diária e consecutiva, com período de tratamento determinado por avaliação médica. A radioterapia pode ser acompanhada de outras opções terapêuticas, como cirurgia e quimioterapia. Em casos em que a cura não é possível, o procedimento também é uma opção para melhorar a qualidade de vida do paciente, reduzindo os tamanhos dos tumores e trazendo um alívio dos sintomas.

Na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) São Francisco, do Hospital Chama, o procedimento é realizado fazendo uso de tecnologias de ponta, que permitem maior precisão na emissão dos raios e evitam efeitos colaterais. Entre elas, está a radioterapia conformada tridimensional: enquanto métodos convencionais levam em conta apenas a posição bidimensional do tumor, a terapia conformacional leva em conta também a profundidade, permitindo uma emissão mais precisa e evitando danos aos tecidos saudáveis adjacentes.

A Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT) também é usada, aumentando a segurança da entrega da radiação. Para tratamentos ginecológicos, a Unacon São Francisco possui ainda equipamentos para Braquiterapia, que permite a administração diretamente dentro da cavidade intrauterina e/ou vaginal, para complementar o tratamento. Evitando danos às células saudáveis, esses métodos mais avançados de tratamento podem também diminuir as chances do paciente de ter de prolongar seu período no hospital, já que eventuais efeitos colaterais devem ser avaliados e acompanhados por uma equipe médica.

Toda essa estrutura e o atendimento humanizado permitem ao paciente do Chama realizar seu tratamento com maior segurança e conforto, fatores importantes em um momento difícil, delicado e quer requer ações especificas e de qualidade.