Trânsito

Arapiraca implantará programa de Educação para o Trânsito nas escolas municipais

Por Assessoria/SMTT 22/04/2021 15h03
Arapiraca implantará programa de Educação para o Trânsito nas escolas municipais
A reunião aconteceu no Centro Administrativo Municipal - Foto: Assessoria

Um projeto didático para o trânsito que contempla alunos do ensino fundamental. Este é o Programa Educa, que será abordado em sala de aula, através da coordenação da Secretaria de Educação e Esporte, em parceria com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

O Programa, desenvolvido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, oferece o tema Educação para o Trânsito, sempre com o objetivo maior de preservar vidas. O Projeto de livros didáticos contempla do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, incluindo manual do professor com todas orientações de uso e foram aprovados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Nesta segunda-feira (20), a secretária de Educação, Ivana Carla, e o superintendente da SMTT, Josenildo de Souza, assinaram o Termo de Participação e Compromisso para implantar o programa no retorno das aulas nos próximos dias.

“Nosso Departamento de Educação para o Trânsito desenvolve palestras nas escolas voltadas aos cuidados e leis e isso é muito importante para o desenvolvimento das crianças. Então, o Programa Educa trará uma proposta muito boa e organizada. Além dessa parceria, vamos proporcionar treinamento para os motoristas de transportes escolares e campanhas nas escolas”, declarou Josenildo de Souza.

As atividades propostas são apresentadas com carga horária adequada à sua completa utilização por ano de escolaridade para formar cidadãos que contribuam com uma melhoria continua e um transitar mais seguro, reduzindo o número de lesões e óbitos no trânsito do município.

Em Arapiraca, 20 escolas do município serão contempladas inicialmente. Aproximadamente 1660 livros serão distribuídos nessa primeira etapa após a capacitação para os professores, que acontecerá no mês de maio.

“Esse programa será muito importante para os nossos alunos, pois é um tema bastante relevante que nos dá uma boa perspectiva futura. Vamos capacitar os professores em maio para aplicarmos a didática nas salas de aula. Essa parceria com a SMTT é fundamental para colocarmos o programa em prática”, frisou a secretária de Educação e Esporte.