Acidentes

Uneal, Ufal e Ifal fazem parceria para incentivar produção de própolis do interior de AL

Nesta parceria, a proposta é fomentar a cadeia de produção da própolis nas regiões Agreste e Semiárido de Alagoas

Por Assessoria 22/04/2021 15h03
Uneal, Ufal e Ifal fazem parceria para incentivar produção de própolis do interior de AL
Uneal, Ufal e Ifal fazem parceria para incentivar produção de própolis do interior de AL - Foto: Assessoria

O reitor da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Odilon Máximo, recebeu, na última terça-feira (20), professores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) para debater o desenvolvimento de um projeto conjunto focado no estudo da própolis e suas aplicações farmacêuticas no Polo Agroalimentar de Arapiraca, localizado no Povoado Bananeiras.

Nesta parceria, a proposta é fomentar a cadeia de produção da própolis nas regiões Agreste e Semiárido de Alagoas, assessorando os produtores locais com as análises físico-química e microbiológica em laboratório, por meio do isolamento dos compostos da própolis, o que deve gerar ganhos para os apicultores, uma vez que o valor agregado da própolis é superior ao do mel no mercado.

Participam da iniciativa, os professores Ticiano Gomes (Ufal); Demétrius Morrila (Ifal); Johnnatan Duarte (Ifal); a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uneal, Ariane Loudemila Silva de Albuquerque; o coordenador de Pesquisa, Abel Barbosa Lira Neto, e os docentes Maria do Carmo Carneiro e Jhonatan David Santos das Neves.

De acordo com o reitor Odilon Máximo, também será dada continuidade aos demais trabalhos do Polo Agroalimentar, dentro das possibilidades permitidas na atual fase da pandemia. “Nossa intenção é retomar as atividades no Polo Agroalimentar, além de realizar uma reformar no local e lançar novos editais de pesquisa”, frisou o reitor Odilon Máximo.

O vice-reitor Anderson Barros e a pró-reitora de Planejamento e Gestão, Rejane Viana, estiveram presentes na reunião.