Covid -19

Prefeitura aguarda chegada de novas doses da Coronavac para dar adiantamento a aplicação de segunda dose

Em nota, a Prefeitura de Arapiraca informou que não recebeu vacinas nas duas últimas remessas do Governo do Estado

Por 7 Segundos 21/04/2021 08h08 - Atualizado em 21/04/2021 08h08
Prefeitura aguarda chegada de novas doses da Coronavac para dar adiantamento a aplicação de segunda dose
Arapiraca está sem Coronavac para aplicar as segundas doses - Foto: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

Quem procurou os postos de vacinação de Arapiraca para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19 foi surpreendido pela falta de imunizantes. De acordo com algumas pessoas, ao chegarem nos locais de vacinação, o pessoal da portaria informava que a aplicação de segunda dose da Coronavac estava suspensa temporariamente.

"Já é o segundo dia que levo meu pai ao posto de vacinação do Sesc Arapiraca, mas me informam que não tem vacina por enquanto e que estão aguardando a chegada de mais doses", disse a dona de casa Maria Betânia.

Em nota, a Prefeitura de Arapiraca informou que não recebeu vacinas nas duas últimas remessas do Governo do Estado, o que comprometeu a aplicação da segunda dose na cidade.

De acordo com a assessoria de comunicação do município, a secretaria Municipal de Saúde está em contato direto com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde e com o Governo do Estado para entender o motivo do não repasse de vacinas para Arapiraca e de quando a situação será resolvida.

Segundo a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis, enfermeira Monica Suzy, o atraso ocorrido no momento não acarreta danos às pessoas imunizadas, tendo em vista que o laboratório da Coronacac prevê 28 dias como prazo de imunização entre a primeira e segunda dose. “O estado preconizou 21 dias, portanto continuamos no prazo”, explicou.

A Prefeitura informou que, por enquanto, estão sendo aplicados em Arapiraca a primeira dose dos arapiraquense que tem Síndrome de Down, que estão sendo imunizados nos postos de vacinação, e os pacientes renais crônicos que fazem hemodiálise. Estes estão sendo imunizados nos próprios locais onde realizam o tratamento.