Covid -19

Arapiraquenses com Síndrome de Down e pacientes renais são os primeiros com comorbidades a se vacinarem contra a Covid-19

A faixa etária, para ambos os casos é de 18 a 59 anos

Por 7 Segundos com Assessoria 17/04/2021 11h11 - Atualizado em 17/04/2021 12h12
Arapiraquenses com Síndrome de Down e pacientes renais são os primeiros com comorbidades a se vacinarem contra a Covid-19
Arapiraca conta com três pontos de vacinação contra a Covid-19 - Foto: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

Os primeiros arapiraquenses com comorbidades serão vacinados contra a Covid-19 a partir de segunda-feira (17). De acordo com a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, nesta primeira etapa, estão autorizados à vacinação pessoas com Síndrome de Down e pacientes renais grau 4 que realizam hemodiálise.

O grupo foi selecionado em consonância com o Plano Estadual de Imunização. A faixa etária, para ambos os casos é de 18 a 59 anos, já que menores de 18 anos não estão aptos à vacinação e a população com 60 anos ou mais já foi vacinada.

De acordo com a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, enfermeira Mônica Suzy, o cronograma é estipulado pelo Governo do Estado sob a orientação do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

"Com a chegada de novas doses da vacina, Arapiraca poderá ampliar o público-alvo", explicou a enfermeira.

É importante informar que os pacientes renais crônicos que fazem hemodiálise receberão a dose da vacina na clínica ou hospital onde realizam o tratamento. Já os arapiraquenses com Síndrome de Down podem ir até um dos postos de vacinação da cidade, localizados no Sesc Arapiraca (das 8h às 17h), Drive Thru do Arapiraca Garden Shopping (das 8h às 20h) e Ginásio do Complexo Mário César Fontes (das 8h às 17h).