Brasil

Conep reage a morte por nebulização com cloroquina: “Grave violação”

Segundo Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, médica que fez tratamento experimental em paciente da Covid-19 responderá ao MPF

Por Metrópoles 16/04/2021 19h07
Conep reage a morte por nebulização com cloroquina: “Grave violação”
Instituto da Mulher - Foto: Reprodução/Web

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), vinculada ao Ministério da Saúde, repudiou o uso de tratamento experimental com nebulização de hidroxicloroquina, que resultou na morte de paciente comCovid-19, em Manaus (AM). Em nota, a entidade do Conselho Nacional de Saúde (CNS) afirmou que o caso mostra “flagrante desrespeito às normas de ética em pesquisa do país”.

A Conep defendeu ter tomado conhecimento do caso ocorrido no Instituto da Mulher e Maternidade Dona Lindu, em Manaus, através da imprensa. Segundo a comissão, após verificar registros em sua base de dados, a entidade “não encontrou qualquer pesquisa cuja intervenção estivesse associada à nebulização com cloroquina ou hidroxicloroquina”

De acordo com a comissão nacional, qualquer tratamento experimental “deve ocorrer estritamente no âmbito da pesquisa clínica, havendo necessidade de aprovação de um protocolo submetido à instância regulatória ética antes de ser iniciado”.