Comunidade

[Vídeo] Enxurrada quase destrói ponte na zona rural de Arapiraca

Moradores do povoado Flexeiras de Baixo ficaram praticamente ilhados

Por 7 Segundos 16/04/2021 11h11 - Atualizado em 17/04/2021 10h10
[Vídeo] Enxurrada quase destrói ponte na zona rural de Arapiraca
Ponte do povoado Flexeiras de Baixo atingida pela enxurrada - Foto: Giovanni Luiz

A chuva forte que caiu nas imediações do povoado Flexeiras de Baixo, em Arapiraca, nesta quinta-feira (15), danificou a ponte que liga a comunidade à rodovia AL-110, dificultando o acesso à zona urbana do município. A enxurrada durou mais de uma hora e deixou os moradores da comunidade praticamente ilhados por algumas horas, isso porque o outro acesso à cidade, pelo povoado Canafístula, fica bem mais distante.

Após o nível da água baixar, estragos causados pela forte correnteza ficaram mais visíveis. Foto: Giovanni Luiz

 

A correnteza por pouco não destruiu por completo a estrutura da ponte que é revestida com piçarra e ainda estava muito úmida na manhã de hoje, inclusive com algumas crateras abertas pela força da água.

Cratera aberta pela força da água. Foto: Giovanni Luiz

"Toda vez que chove forte é assim, toda a água da cidade que deságua no riacho vem passa por aqui através da tubulação embaixo da ponte que é estreita e não suporta a vazão, inundando a estrada", conta a professora Djaci Correira, moradora da comunidade. A professora disse ainda que o problema é antigo. "isso começou há muitos, desde a realização de uma obra de drenagem na época da prefeita Célia Rocha. Toda a água que passa pelo riacho Piaui na cidade deságua aqui".

O agricultor Antonio Soares, que mora vizinho à ponte conta que "já viu a água dar na cintura" quando chove forte no lugar.
Hoje com o nível do riacho mais baixo, alguns carros, motos e até caminhões arriscaram passar pelo local, mas ainda com dificuldade.

Dona Djaci e Seu Antonio olham assustados os estragos causados pelas fortes chuvas. Foto: Giovanni Luiz 

Os moradores pedem providências por parte da prefeitura para evitar que a ponte desmorone e também fazem um apelo para os técnicos da prefeitura reavaliarem a estrutura da obra.

Veja o vídeo na íntegra:

A redação do Portal 7 Segundos entrou em contato com a Secretaria de Infraestrurtura
de Arapiraca. Através da assessoria de comunicação, o secretário Roany Izidoro informou que uma equipe técnica da secretaria de Infraestrutura esteve no local para analisar o problema in loco e que já foi iniciada a elaboração de um projeto para solucionar definitivamente o problema. "Enquanto isso, será feito um paliativo com material de aterro", disse o secretário.