Covid -19

Mais de 61% das vacinas contra a Covid-19 de Arapiraca foram aplicadas em mulheres

Os números são proporcionais a níveis estadual e nacional

Por 7 Segundos 15/04/2021 07h07 - Atualizado em 15/04/2021 07h07
Mais de 61% das vacinas contra a Covid-19 de Arapiraca foram aplicadas em mulheres
Vacinação contra Covid-19 - Foto: Edvan Ferreira

Dados do Sistema Nacional de Monitoramento de Vacinas apontam que o público feminino foi o que mais recebeu doses de vacina conta a Covid-19, até o momento em, Arapiraca.

De acordo com os índices locais, das 36.063 doses aplicadas, 21.906 foram destinadas para mulheres. Os números são proporcionais a nível estadual (com 59% de vacinação em mulheres) e nacional (61%).

Não há, ainda, nenhum estudo que deixe claro quais os motivos que levam as mulheres a procurarem mais a vacinação, mas, de forma empírica, acreditasse que alguns fatores possam estar relacionados a isso.

Dentre eles está o fato de o Brasil ter uma população de mulheres maior que a de homem. Brasileiras representam quase 52% da população.

Outro fator é o de existirem mais mulheres trabalhando como profissionais de saúde, primeiro público a receber as doses das vacinas no Brasil.

De acordo com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), 70% das equipes de trabalho em saúde e serviço social são compostas por profissionais do sexo feminino, incluindo, além de médicas, enfermeiras, parteiras e trabalhadoras de saúde da comunidade.