Covid -19

Covid-19: Arapiraca atinge 97% de ocupação nos leitos de UTI

Governador afirmou em coletiva que em caso de lotação, não haverá dificuldade para transferência de pacientes

Por Patrícia Bastos/ 7Segundos 14/04/2021 15h03 - Atualizado em 14/04/2021 16h04
Covid-19: Arapiraca atinge 97% de ocupação nos leitos de UTI
Alagoas está próximo de alcançar capacidade máxima para leitos de Covid-19 - Foto: Reprodução/Web

Os hospitais de Arapiraca estão com a capacidade praticamente esgotada para atender pacientes graves da Covid-19. De acordo com o Boletim da Ocupação de Leitos da Covid-19, da Secretaria Estadual de Saúde, o município atingiu 97% de lotação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), exclusivos para os pacientes infectados pelo coronavírus. Do total de 72 vagas de UTI disponíveis na cidade, 70 estavam ocupadas até às 16h de terça-feira (13).

As duas vagas remanescentes estão localizadas no Hospital Chama. As UTIs do Hospital de Emergência do Agreste (HEA) e do Hospital Regional estão completamente lotadas. A informação preocupa principalmente parentes de pacientes com Covid-19 que ocupam os leitos clínicos desses hospitais. Em caso de agravamento repentino do quadro de saúde - que demandem uso de ventilação mecânica, por exemplo - eles terão que ser transferidos para o Chama ou para uma unidade hospitalar em outro município.

Arapiraca possui atualmente um total de 115 leitos clínicos. Destes, 75 estão ocupados, o que representa 65% de ocupação, segundo a Sesau. Com isso, o município conta com 40 leitos clínicos, ou de enfermaria, disponíveis, distribuídos conforme está listado abaixo:

Hospital de Emergência do Agreste

- 37 leitos UTI adulto - 37 ocupados (100%)
- 60 leitos clínicos - 33 ocupados (55%)

Hospital Chama de Arapiraca

- 25 leitos UTI adulto - 23 ocupados (92%)
- 30 leitos clínicos - 23 ocupados (77%)
- 10 leitos clínicos pediátricos - 5 ocupados (50%)

Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho - Arapiraca

- 10 leitos UTI adulto - 10 ocupados (100%)
- 15 leitos clínicos - 14 ocupados (93%)

Durante a coletiva na manhã desta quarta-feira (14)
, o governador Renan Filho (MDB) afirmou que o percentual de ocupação hospitalar em Arapiraca deve ser enfatizado para que a população tenha mais rigor nas medidas preventivas contra a Covid-19, como manter o distanciamento social e evitar aglomerações, e ainda o uso de máscara e álcool em gel nas mãos.

O governador chamou a atenção para o fato de Alagoas estar próximo de alcançar o limite máximo de leitos de UTI, que só podem ser criados dentro de condições específicas de estrutura física, equipamentos, equipe técnica e insumos. O Estado conta hoje com um total de 372 leitos de UTI e poderá chegar ao máximo de 400. Ele ainda alertou que a quantidade total de leitos de UTI em Arapiraca foi multiplicada por cinco durante a pandemia, passando de 15 para 75. Mas se ainda assim o número não for suficiente, não deverá ocorrer dificuldades na transferência de pacientes.

Renan Filho afirma que AL está perto do topo da quantidade de leitos de UTI

“Alagoas é um Estado de dimensões pequenas. A gente consegue transferir um paciente de uma região para outra, diferente de outros Estados. Temos rodovias duplicadas, rede do Samu habilitada em 100% dos municípios, temos helicóptero do Samu que fazem traslado de pacientes. Isso não é o que a gente deseja e não estamos fazendo até o momento, mas se for necessário a gente vai fazer”, afirmou.

O aumento na quantidade de leitos em outras unidades do interior, de acordo com Renan Filho, também podem servir de retaguarda para o caso da lotação das UTIs-Covid de Arapiraca esgotarem. Neste sentido, ele citou a abertura de 10 leitos de UTI na Santa Casa de São Miguel dos Campos e mencionou ainda unidades hospitalares nos municípios de Palmeira dos Índios, Penedo e Coruripe, que poderão absorver a demanda. “Eles formam um cinturão no entorno de Arapiraca, que podem garantir atendimento aos pacientes se for necessário”, declarou.

O governador falou ainda sobre duas novas unidades hospitalares em Arapiraca, a UPA e o Hospital Metropolitano do Agreste. A previsão é que o primeiro seja inaugurado no final deste semestre, e as obras do segundo ainda não começaram.

Pandemia em Arapiraca

Conforme o boletim mais atualizado da Secretaria de Saúde de Arapiraca, mais 120 pessoas testaram positivo para Covid-19 no dia 13 de abril. Na mesma data, foram confirmados clinicamente quatro óbitos causados pela doença. Desde o início da pandemia, o município soma 22.310 casos e 381 óbitos. Neste mesmo período, 20.707 foram declaradas curadas da doença, após completar ciclo de duas semanas.

A partir desses números é possível contabilizar que o município possui 1.222 casos ativos de Covid-19, número que corresponde quantidade de pessoas que estão infectadas e que podem transmitir o coronavírus neste momento. Desse total, 44 arapiraquenses estão hospitalizados (os outros pacientes que ocupam leitos hospitalares em Arapiraca são de outros municípios) e os 1.178 seguem em tratamento domiciliar, com a recomendação de fazer isolamento para evitar que outras pessoas sejam infectadas.