Saúde

Governador Renan Filho garante construção de UPA e Hospital Metropolitano em Arapiraca

Com unidades, Estado deve ampliar serviços hospitalares no município

Por 7Segundos 14/04/2021 13h01
Governador Renan Filho garante construção de UPA e Hospital Metropolitano em Arapiraca
Governador de Alagoas, Renan Filho - Foto: Márcio Ferreira

Durante entrevista coletiva para explicar o novo decreto da pandemia, o governador Renan Filho (MDB) garantiu a construção de duas unidades hospitalares em Arapiraca: a Unidade de Pronto Atendimento e o Hospital Metropolitano do Agreste. Com esses dois novos equipamentos, está prevista a ampliação dos serviços hospitalares oferecidos no município.

“O Hospital Metropolitano do Agreste será igual ao Hospital Metropolitano que temos em Maceió e vai atender toda a segunda macrorregião em serviços de saúde de média e alta complexidade, com cirurgias e exames. Será muito importante porque vai evitar que os moradores do Agreste se desloquem para Maceió em algumas situações que ainda não são atendidas no interior, como neurocirurgias e cirurgias vasculares”, declarou.

Antes disso, Arapiraca poderá contar com uma UPA do Estado, que está sendo construída ao lado da sede da Pestalozzi. Quando a ordem de serviço foi assinada, no final de fevereiro, a previsão era de em quatro meses a estrutura estaria pronta para atender a população. A obra vai receber R$ 6,2 milhões em investimento do Estado, irá contar com equipamento para tomografia e capacidade para atender 350 pacientes, incluindo emergências.

A UPA de tipo III funcionará 24 horas por dia, os sete dias da semana, e será referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia, além de contar com leitos de observação e de urgência.

Para assegurar assistência intermediária entre a Atenção Básica e a Média e Alta Complexidade, a UPA de Arapiraca vai dispor de sala de nebulização, consultórios, sala de gesso, laboratório, exames de raios-X, eletrocardiograma e um serviço de tomografia computadorizado. Com isso, poderão ser assistidos usuários com crises e hipertensão, que sofreram derrame e infarto agudo do miocárdio.