Alagoas

Tereza Nelma entrega manifesto contra a violência política de gênero ao presidente da Câmara

Manifesto repudia comportamentos machistas na política

Por Assessoria 13/04/2021 18h06
Tereza Nelma entrega manifesto contra a violência política de gênero ao presidente da Câmara
Manifesto repudia comportamentos machistas na política - Foto: Assessoria

A deputada Tereza Nelma, coordenadora da bancada federal alagoana, entregou ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, um manifesto das deputadas federais contra a violência política de gênero. O encontro aconteceu ontem a noite no gabinete do presidente.

Na carta, as deputadas demonstram repúdio aos fatos ocorridos durante a reunião da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, no dia 8 de abril. O documento diz que nessa ocasião foi presenciado “um comportamento desrespeitoso para com a deputada Maria do Rosário, que fazia uso da palavra, desmerecendo seu direito à fala naquele momento”.

A deputada Tereza Nelma disse que a bancada federal feminina não aceita esse tipo de comportamento e defende a união das mulheres para lutar contra a cultura machista na política. “São fatos lamentáveis que ocorrem durante nossas funções.

Todas as mulheres que estão na política, infelizmente, ainda sofrem preconceito durante o exercício de suas prerrogativas constitucionais, estando ali como representante do povo que a elegeu. Não podemos permitir”, afirma a deputada.
No texto, as deputadas dizem que não permitirão atitudes grosseiras que desestimulem as mulheres de participar ativamente da vida política. “Reagiremos e continuaremos a denunciar e a lutar contra a violência política de gênero”.

Além de Tereza Nelma, subscreveram ao manifesto as deputadas Alice Portugal – PCDOB/BA, Benedita da Silva – PT/RJ, Dayane Pimentel – PSL/BA, Elcione Barbalho – MDB/PA, Erika Kokay – PT/DF, Fernanda Melchionna – PSOL/RJ, Jandira Feghali – PCDOB/RJ, Joice Cristina Hasselmann – PSL/SP, Lídice da Mata – PSB/BA, Rejane Dias – PT/PI, Maria do Rosário – PT/RS, Marília Arraes – PT/PE , Natália Bonavides – PT/RN e Perpetua Almeida – PCDOB/AC