Política

Posse de novos secretários servem para aumentar “densidade política” de AL em Brasília, segundo Renan

Fabiana Pessoa e Maikon Beltrão foram indicados por partido para integrar primeiro escalão do governo

Por 7Segundos 13/04/2021 18h06 - Atualizado em 13/04/2021 18h06
Posse de novos secretários servem para aumentar “densidade política” de AL em Brasília, segundo Renan
Renan Filho concede coletiva ao lado dos novos secretários Maykon Beltrão e Fabiana Pessoa - Foto: reprodução

Sem esconder as motivações políticas, o governador Renan Filho (MDB) nomeou dois ex-prefeitos para o primeiro escalão do seu governo: Fabiana Pessoa (Republicanos), como titular da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), e Maykon Beltrão (MDB), como titular da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri).

Em entrevista coletiva antes da solenidade, Renan Filho afirmou que os novos secretários foram indicados pelos partidos que fazem parte da base aliada do governo no Congresso e que o diálogo com os representantes partidários amplia a densidade política de Alagoas em Brasília, que, entre outras coisas, facilita a chegada de recursos ao Estado.

“Temos uma aliança formada por vários partidos políticos. No diálogos com esses partidos, são feitas sugestões de nomes. Maykon foi sugerido pelo MDB, que no Estado é representando pelo deputado Marx Beltrão, que está com a gente desde o início do governo. O nome da ex-prefeita de Arapiraca foi sugerido pelo Republicanos do deputado Severino Pessoa, que agora soma esforços com o governo, para aumentar as condições de o governo se aproximar da população. Acredito que essas mudanças fortalecem politicamente o governo e dá condições de prestar um bom serviço à população”, afirmou Renan Filho.

Fabiana Pessoa, que passou de vice a prefeita de Arapiraca após a morte do prefeito eleito Rogério Teófilo, assume a vaga de Silvio Bulhões, que deverá receber novas atribuições no governo. Como secretária de Assistência Social, terá como atribuição administrar o Programa Criança Alagoana (Cria), considerado a “menina dos olhos” de Renan Filho. O programa beneficia famílias com crianças pequenas com uma renda mensal, além de possuir eixos ligados à Educação e Saúde. Até o final do semestre, o governo espera beneficiar aproximadamente 180 famílias com a transferência de renda.

Ao ler seu discurso de posse, Fabiana citou o esposo, Severino Pessoa e o ministro da Cidadania, João Roma, como dois parceiros que ela poderá contar em Brasília, para auxiliar nas ações a serem executadas pela Seades. Em entrevista para o 7Segundos, a secretária declarou que já teve reuniões de trabalho e que pretende percorrer o Estado.

“Vamos chegar às pessoas, visualizar as necessidades delas principalmente neste momento difícil de pandemia que estamos passando. É uma missão muito grande, mas é uma responsabilidade que eu abraço com muito amor”, declarou Fabiana. Ela afirma estar afinada com o governador Renan Filho sobre o trabalho a ser desenvolvido na Seades. “Há uma sintonia entre o que ele quer com o meu perfil, que é de cuidar, de ter um olhar mais acolhedor e, neste momento que estamos vivendo, e levar uma presença maior do Estado. Apesar da pandemia, nós podemos sim, avançar, porque esse é o pensamento do Estado”, ressaltou.

Maykon Beltrão foi prefeito de Coruripe, mas não conseguiu e reeleger em novembro do ano passado. Como secretário de Agricultura, ele assume o lugar que antes era de João Lessa, que de acordo com o governador irá permanecer na equipe de governo. Renan Filho afirmou que considera a Seagri estratégica para a recuperação da economia de Alagoas quando a pandemia chegar ao fim e que, por isso, terá como missão dinamizar a atividade no campo e a geração de emprego e renda. O governador afirmou que, para isso, há projetos engatilhados e o primeiro deles será lançado na próxima sexta-feira (16): o Planta Alagoas, que irá distribuir sementes para a agricultura familiar.

O secretário de Agricultura ressaltou que a atividade econômica é responsável por 17% da renda per capita de Alagoas e, em seu discurso, pediu para que os técnicos da Seagri e da Semarh sejam incluídos no serviço essencial do Estado. “Tenha certeza, senhor governador que nos projetos que a Secretaria de Agricultura vem desenvolvendo, nós vamos trabalhar com afinco pelo fortalecimento da agricultura e pecuária. Ao mesmo tempo peço para que o senhor coloque todos os técnicos como serviço essencial, para que eles tenham mais condições de trabalhar e fiscalizar, atendendo ao pedido e ao desejo de todos eles”, destacou.