Arapiraca

Arapiraca dá início ao ano letivo 2021 em toda a Rede Municipal de Educação

Várias instituições municipais de Educação estão passando por recuperação em toda sua estrutura física e pedagógica

Por Assessoria/PMA 12/04/2021 16h04 - Atualizado em 12/04/2021 17h05
Arapiraca dá início ao ano letivo 2021 em toda a Rede Municipal de Educação
Várias instituições municipais de Educação estão passando por recuperação em toda sua estrutura física e pedagógica - Foto: Gui Ferreira/Ascom Arapiraca

Hoje é dia de reencontrar colegas e professores, mesmo que virtualmente na maioria dos casos. Arapiraca deu início, nesta segunda-feira (12), ao ano letivo 2021 em toda a Rede Municipal de Educação, garantindo o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Para a secretária Municipal de Educação e Esporte, Ivana Carla, o retorno às aulas é muito importante para que o projeto pedagógico planejado para este ano seja implantado imediatamente.

"Recuperar o tempo perdido é uma urgência. A maioria das nossas escolas vão atuar, neste primeiro momento, de forma remota, pelo menos até a situação epidemiológica do município melhorar. Outras instituições, que possuem uma estrutura maior, já estão recebendo alguns alunos na modalidade híbrida, com todos os cuidados necessários", informou a responsável pela pasta.

A dona de casa Elaine da Silva, que é mãe da pequena Maria Aparecida, aluno da Escola Municipal Benildo Barbosa, no bairro Primavera, destacou a importância do retorno às aulas.

"Mesmo em casa, a educação é da minha filha é muito importante. A escola tem dado toda a assistência para garantir o desenvolvimento dos alunos, desde às aulas online até a impressão das tarefinhas, que são entregues", informou Elaine.

Reestruturação Física e Pedagógica

Enquanto não se pode juntar alunos e professores no mesmo ambiente, várias instituições municipais de Educação estão passando por recuperação em toda sua estrutura física e pedagógica.

As obras são necessárias para dar mais conforto e segurança para alunos e profissionais da Educação no momento em que as escolas retomarem as atividades presenciais.

As instituições também estão passando por readequação sanitária, para que estudantes e colaboradores tenham acesso facilitado à higienização de mãos com água e sabão a totens de álcool em gel, e também ao distanciamento social.

Estão passando por obra de manutenção, neste momento: Escola Domingos Lopes (Canafístula), Escola Manoel Humberto da Costa (Batingas), Escola Professor Monsenhor José Soares (Brasiliana), Escola Ana Rita de Cássia (Centro), e Escola Wanter Bezerra (Ouro Preto), Escola José Pereira Sobrinho (Baixa do Capim).

Além disso, a Prefeitura de Arapiraca, através das Secretarias Municipais de Infraestrutura e Educação e Esporte, também estão construindo novas instituições de ensino no bairro Arnon de Melo e no Residencial do Agreste.