Violência

Assaltantes roubam, ameaçam e mantêm ciclistas reféns em Girau do Ponciano

Por 7 Segundos 12/04/2021 09h09
Assaltantes roubam, ameaçam e mantêm ciclistas reféns em Girau do Ponciano
Vítimas foram amarradas no meio da caatinga - Foto: Reprodução/JCOnline

Um grupo de mais de 12 ciclistas viveu momentos de pânico e terror durante uma trilha neste domingo (11). O grupo era formado somente por homens. Os ciclistas estavam pedalando em direção ao município de Jaramataia pela rodovia AL-220 quando decidiram pegar a estrada de terra que passa pelo assentamento "Sete Casas" em Girau do Ponciano. Foi quando foram surpreendidos por dois homens encapuzados e armados com espingarda.

"Os bandidos surgiram do meio do mato e botaram as espingardas pra cima da gente e levaram a gente para o meio do mato, bem agressivos, ameaçando matar todo mundo pra roubar", relatou um dos ciclistas que não quis se identificar.

No momento em que os ladrões anunciaram o assalto, dois ciclistas ainda conseguiram escapar do cerco dos bandidos, enquanto os demais foram amarrados pelos assaltantes dentro da caatinga.

Tensão e medo

Ainda segundo o relato dos ciclistas, enquanto estavam amarrados, os bandidos atiraram contra um carro que passava pela mesta estrada de terra sem obeceder a ordem dos assaltantes de parar. Para não ser atingido, o motorista do veículo jogou o carro para o meio da caatinga e conseguiu fugir. Enquanto isso, os dois ciclistas que conseguiram escapar do cerco dos assaltantes retornaram para ver o que havia acontecido com os demais e acabaram também sendo rendidos e amarrados junto com os outros.

Um dos bandidos ainda ameaçou matar um dos ciclistas que fugiu do cerco e outros integrantes do grupo, mas foram convencidos pelos próprios ciclistas a não executar os reféns. Os ciclistas contaram ainda que no local onde eles ficaram amarrados já havia mais três homens e uma mulher também feitos reféns pelos mesmos assaltantes há cerca de 1 hora.

"Enquanto eles (os bandidos) foram de moto atrás de outro amigo nosso que estava de bicicleta para matar eu fiz força e consegui quebrar a corda. Aí, soltei os meninos, fui soltando um e soltando outro e soltou todo mundo e nós fomos embora e nos abrigamos numas casas lá perto", disse um dos ciclistas em um grupo de whats app.

Os ciclistas passaram aproximadamente 40 minutos amarrados. Muitos ficaram com hematomas nos braços devido à força com que os bandidos amarraram as cordas. Todos tiveram os celulares roubados e só não perderam as bicicletas porque os ladrões estavam de moto. Os assaltantes ainda intimidaram as vítimas ameaçando ir atrá de cada um caso fossem denunciados.