Educação

Programa Cria: governador pede a prefeitos terrenos para construção de creches

Na primeira etapa, 80 creches serão construídas

Por 7Segundos 12/04/2021 09h09 - Atualizado em 12/04/2021 09h09
Programa Cria: governador pede a prefeitos terrenos para construção de creches
Governador Renan Filho afirmou que o Estado pretende construir 200 creches em Alagoas - Foto: Márcio Ferreira/ Secom AL

Durante solenidade do programa Minha Casa Melhor, na manhã desta sexta-feira (09), o governador Renan Filho (MDB), afirmou que já solicitou aos prefeitos a disponibilização de terrenos para a construção das creches que fazem parte do programa Criança Alagoana (Cria). Oitenta unidades serão construídas nesta primeira etapa.

“Nunca o governo de Alagoas construiu uma única creche e nós vamos fazer duzentas. Nessa primeira leva, serão 80, por isso mandei mensagem do meu telefone para os prefeitos. Aqueles que me mandarem os terrenos logo entram nesta leva”, declarou.

Renan Filho afirmou que o investimento do Estado no projeto de construção de creches, estimado em R$ 600 milhões, retornará com o pagamento dos salários dos professores, por meio do Fundeb do governo federal. “A gente está fazendo um investimento inicial em torno de R$ 600 milhões, mas vai receber esse valor por ano, para pagar o salário dos professores. Ou seja, além de oferecer acesso das crianças à creche, vai trazer recursos para Alagoas”, ressaltou.

De acordo com o governador, quando todas as creches estiverem construídas, 40 mil crianças serão beneficiadas e aproximadamente oito mil novos empregos serão gerados diretamente. E, apesar de o governo federal mandar recursos para a manutenção das creches apenas após o primeiro ano de funcionamento, o governador afirmou que pretende manter o custeio durante o período.

“Por cada criança na creche, o governo paga quatro mil e quinhentos reais por ano, para que a prefeitura ofereça aquela vaga. Isso, vezes o total de crianças matriculadas vai dar aos municípios um bom dinheiro para manter essas creches. Esse dinheiro só vem a partir do segundo ano, então o Estado vai manter as creches no primeiro ano também, para ajudar as prefeituras”, ressaltou.