Cidades

Deputado Arthur Lira, presidente da Câmara Federal, prestigia evento da Codevasf em Arapiraca

No evento, foram doados quase R$600 mil em equipamentos para prefeituras do agreste e sertão

Por 7 Segundos 09/04/2021 19h07 - Atualizado em 09/04/2021 19h07
Deputado Arthur Lira, presidente da Câmara Federal, prestigia evento da Codevasf em Arapiraca
Pres. da Câmara Federal, dep. Arthur Lira, em solenidade da Codevasf em Arapiraca - Foto: Giovanni Luiz

O presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira (Progressistas), foi o convidado ilustre da solenidade de doação de equipamentos a prefeitos do Agreste e do Sertão de Alagoas realizada pela Codevasf-AL em Arapiraca. 

O estacionamento da prefeitura da segunda maior cidade do Estado foi o local do evento, que contou também com a presença do novo superintendente da Codevasf em Alagoas, o ex-prefeito de Teotônio Vilela e ex-deputado estadual Joãozinho Pereira, além do prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, a vice-prefeita Rute Nezinho, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor (Solidariedade), além de outros integrantes da ALE, como os também deputados estaduais Ricardo Nezinho (MDB), Breno Albuquerque (PRTB), Tarcizo Freire (PP), Ângela Garrote (PP), Dudu Ronalsa (PSDB), além do coordenador do Denocs em AL, Arlindo Garrote. 

Na solenidade, a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba), fez a doação de 9 caminhões-pipa e 2 máquinas retroescavadeiras para 10 prefeituras do agreste e do sertão alagoano. Segundo a própria Codevasf, nesta ação foram investidos aproximadamente 600 mil reais em equipamentos que irão ajudar os prefeitos a enfrentar o drama da falta de água e também a melhorar as condições das estradas de terra na zona rural, importantes para o transporte de pessoas e de alimentos entre as cidades sertanejas. Os municípios beneficiados com a entrega dos caminhões-pipa foram: Água Branca, Batalha, Canapi, Inhapi, Major Isidoro, Olho D´água das Flores, Pariconha, Ouro Branco e Jacaré dos Homens. Já as máquinas retroescavadeiras foram doadas para Arapiraca e Pariconha.

O Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, agradeceu ao prefeito Luciano Barbosa, como anfitrião do evento, e disse que gostaria de retornar a Arapiraca mais vezes para momentos com este, para proporcionar mais benefícios às prefeituras. Arthur Lira destacou ainda a importância da Codevasf em várias frentes de atuação, fazendo investimentos em saneamento básico, agricultura, irrigação, oferta de água, pesca, sempre visando a promoção do crescimento econômico e social e a difusão de novas tecnologias.

Já o superintendente da Codevasf em AL, Joãozinho Pereira, disse que vai trabalhar transformar a Companhia em modelo de gestão. Ele agradeceu também ao deputado Arthur Lira, que sempre apoiou a Codevasf enquanto representante da bancada federal alagoana e finalizou dizendo que já está discutindo com o prefeito Luciano Barbosa, projetos para transformar Arapiraca e a região do agreste em um pólo industrial em diversos setores, principalmente o de alimentos, reforçando o potencial da região neste ramo de atividade.

O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, agradeceu o apoio dos deputados estaduais presentes e disse que a bancada da ALE sempre teve uma excelente relação com o município. O prefeito Luciano também agradeceu ao presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, o apoio e a disposição de encontrar uma brecha na agenda para vir até Alagoas e prestigiar o evento, tão importante para as prefeitos que muitas vezes não encontram recursos disponíveis para poderem investir em máquinas e equipamentos.

Os prefeitos beneficiados com doação dos equipamentos agradeceram e voltaram pra casa felizes. Para a prefeita de Ouro Branco, no alto sertão, poder contar com um novo caminhão-pipa significa "poder atender às comunidades mais distantes,principalmente da zona rural, que tanto necessitam do abastecimento com água de qualidade". Já o prefeito de Inhapi, também no sertão, agradeceu a iniciativa e o empenho do deputado federal Arthur lira dando condições à Codevasf de trazer benefícios aos gestores dos municípios alagoanos. 

Veja trechos da fala do Pres. da Cãmara dos Deputados, Arthur Lira