Mundo

Candidato a deputado no México simula o próprio enterro em campanha

Carlos Mayorga lançou candidatura simulando seu próprio funeral

Por Reuters 09/04/2021 09h09 - Atualizado em 09/04/2021 09h09
Candidato a deputado no México simula o próprio enterro em campanha
Candidato a deputado no México Carlos Mayorga aparece em caixão durante evento em Ciudad Juarez na terça-feira (6) - Foto: Jose Luis Gonzalez/Reuters

Um candidato a deputado no México lançou sua candidatura com um funeral: Carlos Mayorga simulou que ele mesmo estava dentro de um caixão, cortejado rumo ao enterro, em uma ponte que liga o território mexicano aos Estados Unidos. 

"Se eu não cumprir com minhas promessas, que me enterrem vivo", diz Mayorga, no slogan de campanha.

As eleições estão marcadas para 6 de junho, quando o México elegerá 500 congressistas, 15 governadores e mais de 20 mil pessoas em cargos eletivos locais.



De dentro de caixão, candidato a deputado mexicano Carlos Mayorga participa de evento de campanha em Ciudad Juarez na terça-feira (6) — Foto: Jose Luis Gonzalez/Reuters

O político é candidato a deputado federal em um distrito no norte do país que inclui Ciudad Juarez. A localidade, dividida pelo Rio Grande da texana El Paso, nos EUA, está entre as mais violentas do México.

Além disso, a região — assim como todo o México — sofre com a pandemia do coronavírus: mais de 205 mil pessoas morreram de Covid-19 desde o início da pandemia, uma das mais altas taxas no mundo inteiro.

"Somos mortos pela indiferença em face da situação violenta e pandêmica que temos experimentado. Pelo silêncio dos corruptos, dos políticos mentirosos que mantêm uma nação inteira morta. Mas essa situação termina em 6 de junho", afirma Mayorga.

"O México vai voltar à vida. Ciudad Juarez, a mais violenta cidade do México, vai ressuscitar, graças ao voto popular", prometeu.

A violência também é preocupante para os candidatos: segundo a consultoria Etelleket, 126 políticos e candidatos foram assassinados entre setembro de 2020 e março de 2021.