Covid -19

Se doses de vacina não chegarem mais rápido, Arapiraca só ficará livre da pandemia em junho de 2022

Para Arapiraca se considerar livre" da pandemia, precisa vacinar cerca de 70%

Por 7 Segundos 09/04/2021 06h06 - Atualizado em 09/04/2021 07h07
Se doses de vacina não chegarem mais rápido, Arapiraca só ficará livre da pandemia em junho de 2022
Vacinação contra Covid-19 - Foto: Agência Alagoas

Apesar do processo de vacinação contra a Covid-19 em Arapiraca estar fluindo de forma rápida, o número de vacinas que chega ao município agrestino ainda é baixo tendo em vista a população total, que é de 233 habitantes, segundo as previsão de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a Prefeitura de Arapiraca, a cidade atingiu, nesta quinta-feira (8), a marca de 11% da população vacinada, se consolidando como sendo uma das cidades alagoanas que mais aplicou doses das vacinas recebidas. Até o momento, mais de 25 mil arapiraquenses já tomaram pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Para Arapiraca se considerar "livre" da pandemia, precisa vacinar cerca de 70% da população, o que especialistas chamam de imunidade de rebanho. 

Se o ritmo de entrega de vacinas por parte do governo federal continuar o mesmo, A Capital do Agreste alagoano só conseguirá atingir a tão sonhada imunidade de rebanho em maio ou junho de 2022.

Os dados levam em consideração a quantidade de arapiraquenses vacinados no período de 78 dias e o número de habitantes que ainda faltam para atingir os 70%.

Celeridade

No final do mês passado, a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei que autoriza o Governo do Estado a comprar a vacina Sputnik para o povo alagoano.

A Lei foi sancionada pelo governador Renan Filho (MDB), que adiantou que o primeiro lote está previsto para chegar a Alagoas ainda neste mês de abril.

“Foi um passo muito importante para assinarmos com o Fundo Soberano Russo e assim avançarmos na aquisição da Sputnik”, disse o governador, que completou: “Com isso, vamos potencializar o Plano Nacional de Imunização para garantir, o quanto antes, a vacinação do povo de Alagoas e do povo brasileiro

Com a compra de novas vacinas pelo Governo de Alagoas, o processo de imunização da população será mais célere, dando esperança de que até o final do ano o estado consiga a tão desejada imunidade de rebanho.

A compra da vacina deve custar ao estado o valor aproximado de U$ 21 milhões.