Educação

Estudante de Palmeira que dá aulas de redação na internet alcança nota 1000 no Enem

Matheus Vitorino, 21, cursa Medicina e ajuda outros estudantes a passar no exame

Por 7Segundos 08/04/2021 18h06 - Atualizado em 08/04/2021 18h06
Estudante de Palmeira que dá aulas de redação na internet alcança nota 1000 no Enem
As aulas e dicas de Matheus Vitorino nas redes sociais alcançam milhares de jovens - Foto: cortesia

Em todo o país, apenas 28 redações do Enem 2020 alcançaram a nota máxima. Uma delas é de um jovem de 21 anos, natural de Palmeira dos Índios. Matheus Vitorino é acadêmico de Medicina e atualmente mora em Maceió. Desde 2016 ele presta o exame anualmente, mesmo após ser aprovado no curso, com o objetivo de ajudar outros jovens para quem ele dá aulas de Redação há três anos.

A redação nota mil no Enem de 2020 começou cinco anos atrás, quando Matheus queria estudar para ser aprovado em uma faculdade de Medicina, mas não tinha condições de fazer cursinho. Então ele resolveu criar o perfil @medicinathings, e, por meio dele, tentar arrumar alguma parceria para estudar de graça.

“Acontece que eu passei estudado em casa. De 2016 para 2019, ano em que fui aprovado, saltei de 520 para mais de 900 de nota na redação, sozinho, desbravando tudo que podia de aula, material e apostila”, conta o universitário. Neste período, o perfil já estava ficando popular especialmente por conta das dicas de redação e parte de seus seguidores pediam para que ele montasse um curso.

Após algumas dúvidas e inseguranças, Matheus Vitorino propôs um desafio a si mesmo: se ele mantivesse a nota alta em redação no Enem de 2019, mesmo sem se preparar, ele colocaria a ideia de montar um curso à frente. A nota dele mais uma vez teve nota acima de 900.

Atualmente Matheus tem mais de 240 mil seguidores no Instagram e 17 mil no YouTube e, além das aulas de redação gratuitas, possui também um curso online, que deve abrir novas vagas em breve.

Relevância do tema


O sucesso na redação do Enem de 2020, cujo tema foi o estigma da doenças mentais, se deveu a aplicação do método que ele ensina aos alunos e foi inspirada em uma experiência de luto vivida por uma amiga, que ele acompanhou de perto. Três meses antes das provas, ele acompanhou a amiga na viagem até o Piauí, para que ela acompanhasse o sepultamento do pai, que havia cometido suicídio.

Na redação, Matheus fez analogia com a situação de um personagem de seriado que comete suicídio após sofrer bullying e concluiu fazendo com a proposição de estratégias de políticas que podem ser aplicadas pelos Ministérios da Saúde e da Educação de maneira evitar finais trágicos como o da série.

“Que a visibilidade desse texto nota 1000 possa despertar a sociedade e o próprio Estado para a relevância deste assunto que não pode ser importante apenas para quem vivencia, mas para todos que não querem um dia vivenciar”, finaliza.