Saúde

[Vídeo] Casal de Arapiraca cria aplicativo para ajudar na rotina de crianças autistas

App já está disponível em site e nos próximos dias poderá ser acessado também pela Play Store

Por 7Segundos 06/04/2021 07h07
[Vídeo] Casal de Arapiraca cria aplicativo para ajudar na rotina de crianças autistas
Aplicativo desenvolvidos por pais de criança autista de Arapiraca já está disponível - Foto: divulgação

A experiência em estabelecer uma rotina com o filho autista nesse período de isolamento social levou um casal de empresários de Arapiraca a criarem um aplicativo que incentiva a criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a realizar as tarefas e a ganhar autonomia, ainda ajuda os pais na organização da rotina dos filhos.

Fabiana Gondim e Joás Azevedo são pais de Samuel, de 8 anos. A pandemia virou a vida das pessoas de cabeça para baixo, e para eles foi ainda mais difícil lidar com todas as mudanças, como a suspensão das aulas na escola e o isolamento social. Crianças autistas, como Samuel, sentem-se inseguras quando passam por alterações em seus hábitos diários, e precisam manter uma rotina para conseguirem se organizar e se desenvolver.


Para ajudar Samuel com a criação de novos hábitos, os pais desenvolveram o aplicativo “Minha Rotina Azul”. Fabiana e Joás estabeleceram algumas tarefas para o filho executar e, com o cumprimento delas, Samuel ganha pontos representados na forma de estrelas. Quando as atividades são executadas e o menino alcança uma determinada quantidade de estrelas, ele recebe um prêmio.

“O Samuel adora chocolate. Ele sabe que para ganhar o chocolate que ele quer, precisa fazer as tarefas. A recompensa acaba servindo de estímulo”, afirma Fabiana.

Em vídeo, a empresária explica como o aplicativo funciona.



Fabiana conta que num primeiro momento desenvolveram o aplicativo especialmente para o Samuel e perceberam resultados positivos. O casal então mandou o aplicativo para psicólogo e terapeutas educacionais, para verificar a viabilidade da iniciativa e passaram a trabalhar a usabilidade do aplicativo.

Isso acontece porque, de acordo com o Sistema ABA - método conhecido como “aprendizagem sem erro” aplicado para o desenvolvimento de crianças autistas - funciona como reforço positivo no desenvolvimento de hábitos, motivando as crianças no desenvolvimento de rotinas e comportamentos considerados adequados.

Para os pais, o aplicativo na organização da rotina do filho com autismo. Para a criança, além de oferecer a segurança necessária com a rotina, ajuda do desenvolvimento da autonomia.

Ao perceberem que a ferramenta seria de grande ajuda para outros pais, Fabiana e Joás decidiram disponibilizar o Minha Rotina Azul, que foi lançado no último dia 02 de abril, Dia da Conscientização para o Autismo.


O aplicativo já está disponível no site: www.minharotina.com.br e, nos próximos dias deverá estar acessível também na PlayStore.

“Esta é a primeira versão do App Minha Rotina Azul, mas já estamos trabalhando em melhorias e novas funcionalidades. Teremos a participação de terapeutas especializados ajudando a validar e melhorar o aplicativo”, declarou Joás Azevedo.