Covid -19

Agentes funerários podem parar em Arapiraca se não forem inclusos em grupo prioritário de vacinação

Sindicato afirma que trabalhadores do setor em outros municípios de Alagoas já foram imunizados

Por 7Segundos 05/04/2021 12h12 - Atualizado em 05/04/2021 13h01
Agentes funerários podem parar em Arapiraca se não forem inclusos em grupo prioritário de vacinação
Serviço prestado por agente funerário (ilustração) - Foto: reprodução

Os profissionais das funerárias de Arapiraca poderão paralisar as atividades a partir da segunda quinzena de abril se a categoria não for colocada no grupo prioritário na campanha de vacinação. O Sindicato das Empresas Funerárias de Alagoas (Sefal) estabeleceu o dia 15 de abril com prazo para a prefeitura responder ao pedido do setor.

Conforme nota assinada pelo presidente da entidade, José Paulo Batista dos Santos, no dia 31 de março, o Sefal protocolou ofício fazendo a solicitação e até aquela data nenhuma resposta havia sido dada.

“Passamos a informar, que se até o dia 15 do mês de abril não obtivermos resposta por parte da prefeitura acerca da contemplação dos profissionais da área funerária para vacinação, iremos de forma lamentável suspender todo o atendimento e serviço funeral na cidade de Arapiraca e em todos os municípios circunvizinhos”, declara no comunicado.

Os prestadores de serviços funerários estão nos grupos prioritários Plano Nacional da Vacinação contra a Covid-19 e conforme o Sefal, parte dos municípios alagoanos já atenderam a recomendação do Ministério da Saúde e já vacinaram os trabalhadores da categoria, como Maceió, Rio Largo, Roteiro, Jundiá, Palmeira dos Índios e outras.

Caso, os trabalhadores das funerárias realmente paralisem as atividades, os sepultamentos de vítimas da Covid-19 não poderão acontecer no município e corpos poderão ficar acumulados nos necrotérios dos hospitais.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura de Arapiraca que informou que o município está seguindo o Plano Nacional de Imunização e que a categoria dos agentes funerários é a próxima na lista das prioridades a serem vacinados no município, assim que for concluída a vacinação dos trabalhadores de clínicas médicas. A assessoria de comunicação da prefeitura esclareceu ainda que as doses de vacina enviadas para os grupos prioritários são enviadas separadamente das vacinadas destinadas aos idosos e em uma quantidade reduzida.