Arapiraca

Arapiraca exporta mais de 8 toneladas de camarão nas vésperas da Semana Santa

Na madrugada desta quarta-feira (31), foram pescados camarões em três tanques, localizados no Povoado Poção

Por 7 Segundos com Assessoria 01/04/2021 20h08
Arapiraca exporta mais de 8 toneladas de camarão nas vésperas da Semana Santa
Na madrugada desta quarta-feira (31), foram pescados camarões em três tanques, localizados no Povoado Poção - Foto: Assessoria/PMA

A busca por pescados no período da Quaresma aquece o comércio. Em uma iniciativa inédita em Arapiraca, criadores de camarão expandiram as vendas e exportaram mais de 8 mil quilos de camarão no período da Semana Santa.

Na madrugada desta quarta-feira (31), foram pescados camarões em três tanques, localizados no Povoado Poção.

De acordo com o presidente da associação de criadores do camarão de Arapiraca, Rosimario dos Santos, os tanques foram povoados no mesmo dia, um com 300 mil larvas, outro com 400 mil e o último com 200 mil.

“Pescamos nos três tanques que foram povoados no mesmo dia. O primeiro deu em média de 3 mil quilos, o segundo 4 mil quilos e o terceiro 2 mil quilos. Já vendemos para São Paulo e Rio de Janeiro, mas atualmente distribuímos mais para Maceió”, destacou o produtor Rosimario dos Santos.

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, implantou ações para incentivar ainda mais a criação e reforçou com técnicos, que farão o acompanhamento nas propriedades, ensinando ao agricultor todo o manejo nutricional, sanitário e hidrológico, bem como auxilio nas etapas de aclimatação, despesca e comercialização.

“A carnicicultura em Arapiraca é um projeto que vem ganhando força. A Secretaria de Desenvolvimento Rural está à disposição dos agricultores e vamos incentivar ainda mais a região do Poção e quem mais tiver interesse, pois não medimos esforços para o desenvolvimento da agricultura familiar. Esse comércio é muito importante, pois estamos aquecendo a economia e principalmente agora nesse período de Semana Santa”, disse o secretário Hibernon Cavalcante.

A carnicicultura é uma atividade que surge como uma excelente alternativa para os agricultores que possuem reservatórios com água salobra ou locais adequados para perfuração de poços artesianos.

Mais de 30 famílias estão trabalhando com essa cultura em Arapiraca, além dos empregos gerados indiretamente. O resultado exitoso e o apoio da prefeitura estimulam produtores de outras regiões. O investimento para implantação de um criatório é variável, dependendo das condições do terreno e acesso à água.