Covid -19

Arapiraquenses têm esquecido de tomar a segunda dose da vacina contra Covid-19

Baixa procura pela segunda dose preocupa prefeitura, que alerta que imunização completa depende das duas doses

Por 7 Segundos com Assessoria 31/03/2021 16h04 - Atualizado em 31/03/2021 16h04
Arapiraquenses têm esquecido de tomar a segunda dose da vacina contra Covid-19
Vacinação contra Covid-19 - Foto: Polyanna Monteiro/ Ascom SMS

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, publicou um alerta na tarde desta quarta-feira (31), direcionada a população que já tomou a primeira dose da vacina contra Covid-19.

É que, segundo a Coordenação de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, responsável pela vacinação, alguns idosos que tomaram a primeira dose estão deixando passar o prazo para aplicação da segunda dose, o que é preocupante.

Mas, atenção! É muito importante entender que a imunização só é completa com a aplicação da segunda dose. Ou seja, quem tomou a primeira, deve ficar atento a data estipulada no Cartão de Vacinação para tomar a segunda dose, que vai depender da recomendação do fabricante.

Arapiraca, atualmente, está aplicando dois tipos de vacina: Coronavac/Butantan e AstraZeneca/Oxford. Cada uma delas tem suas particularidades. E o intervalo entre as doses é estipulado pelos próprios fabricantes.

Quem tomou a primeira dose da Coronavac, por exemplo, precisa ficar atento que a segunda dose será aplicada 21 dias após a primeira.

Já a AstraZeneca, o tempo entre a primeira e a segunda dose é bem mais, são 90 dias. Então, é muito importante olhar o Cartão de vacinação, pois lá estará discriminado a data correta para retorno e aplicação do complemento imunológico.

De acordo com a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, enfermeira Mônica Suzy, a procura pela segunda dose está baixa e isso tem gerado preocupação.

"A imunização completa só se dá com as duas doses da vacina e muitos idosos que tomaram a Coronavac, cujo intervalo é de apenas 21 dias, não retornaram para aplicação da segunda dose. Pedimos que os familiares fiquem atentos ao prazo estabelecido no Cartão de Vacinação que é entregue no momento de aplicação da primeira dose.

É importante deixar claro que, mesmo após o recebimento das duas doses das vacinas, o cumprimento das medidas de prevenção ainda são necessários, para minimizar a proliferação do vírus em Arapiraca.

Pontos de Vacinação

Neste momento, Arapiraca está vacinando pessoas com idades a partir de 63 anos, e profissionais de saúde. A aplicação ocorre em três pontos da cidade. São eles:

- Sesc Arapiraca, que funciona de domingo a domingo, das 8h às 18h;

- Drive Thru do Arapiraca Garden Shopping, que funciona de segunda a sábado, das 8h às 20h;

- Ginásio do Centro de Educação Integral, que funciona de segunda a sábado, das 8h às 18h.