Comportamento

Os cabelos retrô voltaram com tudo! Veja três cortes e penteados práticos das famosas

Os cortes e penteados no estilo retrô voltaram com força total, se tornando as pedidas em todos os salões de beleza do país.

Por 7Segundos 30/03/2021 18h06 - Atualizado em 30/03/2021 19h07
Os cabelos retrô voltaram com tudo! Veja três cortes e penteados práticos das famosas
Corte de cabelo retrô - Foto: Reprodução/Web

A moda muda todos os dias, sendo bem difícil acompanhar o que está nas passarelas. As calças pantalonas, bolsas tipo baguette, mom jeans e blusas gola alta são apenas alguns dos itens que foram famosos no passado e voltaram com tudo atualmente. Uma coisa é fato: antes de se tornar tendência, há um processo que passa por diversos ciclos. Desde o momento da descrença, quando as pessoas inicialmente rejeitam o estilo por ser algo “estranho demais” , até cair no gosto de alguém com poder de influenciar centenas e até milhares de pessoas e se tornar “hypado” - isso quer dizer algo que está no hype, “em seu auge”. Hoje, o hype capilar é o retrô.

Os cortes e penteados no estilo retrô voltaram com força total, se tornando as pedidas em todos os salões de beleza do país. Ser retrô é usar algo que está fora do estilo predominante na atualidade, sendo o estilo inspirado em épocas passadas; é buscar se conectar às outras épocas de forma inovadora, ou seja, combinando com toques mais modernos. É dar uma pitada de novo a algo que era ultrapassado.

Pensando nisso, separamos alguns cortes de cabelo e técnicas de penteados que caíram nas graças de famosas, bem como finalizações mais fáceis para você seguir esse estilo dos pés até o último fio de cabelo! São opções que contemplam desde fios crespos e lisos, comprimentos mais longos ou curtos e até franjas inovadoras, práticas para fazer, não precisando mais do que uma chapinha ou uma boa escova rotativa para você mesma se arrumar em casa.

Shag Hair - um corte vintage que funciona para todos os fios


O shag hair é um cabelo que possui uma pegada anos 70 e 80 e voltou a ser um sucesso entre as famosas e anônimas. É um cabelo bagunçado, cortado em camadas, mas não camadas comuns: elas são irregulares. Ele traz consigo um estilo mais livre, longe de um corte retinho, por exemplo. No Brasil, famosas como a jovem atriz Bruna Marquezine, até a veterana das telinhas Glória Pires, adotaram o corte e se tornaram referências. Lá fora, a premiada atriz Anne Hathaway, a eterna “Andy” de “O Diabo Veste Prada”, adotou o estilo nas madeixas e viralizou na internet. O shag hair é considerado um corte democrático por funcionar muito bem em todas as madeixas, sejam lisas ou cacheadas, com fios longos ou curtos.

Mas não basta fazer o corte e esperar acordar com ele sempre muito lindo. É preciso saber finalizar os fios também.Para as cacheadas e crespas, uma boa ideia é fazer uma fitagem rápida (fitar é uma técnica fácil de texturização dos fios, que ajuda a deixar cachos naturais) e usar um creme para pentear depois. Para as que têm as madeixas onduladas ou até mesmo lisas, pode usar um spray texturizador depois de secar com uma escova rotativa. A vantagem de usar a escova rotativa ante um secador comum é que além de secar os fios, ela gira sozinha e já modela as pontas para a direção que você quer (para dentro ou fora), sendo mais prática e rápida no dia a dia agitado da mulher atual.

Wavy Bob - as ondas naturais dos anos 70 estão ainda mais práticas

O estilo Wavy Bob já foi adotado por Kristen Stewart, Selena Gomez, Lucy Hale e Reese Witherspoon lá fora. Ele é, em linhas gerais, um corte um pouco acima do ombro, muitas vezes no queixo. A ideia é buscar mais movimento explorando as camadas – para assim, ganhar mais volume. Criado nos anos 70, uma época em que o estilo mais natural se sobrepunha aos mais elaborados, ele é tido mais do que nunca como um cabelo da moda.

Com as rotinas corridas do mundo contemporâneo, saber que você vai estar pronta para ir ao trabalho ou barzinho com apenas alguns passos é essencial. Basta lavar os fios e esperar que eles sequem. Depois, fazer uma trança ou coque e secar com secador. Ao soltar, ele deve estar com ondas naturais. Caso não funcione, tente com uma escova rotativa fazendo movimentos circulares ou babyliss e finalize com fixador.

Pixie Cut - estilo arrojado e praticidade em um mesmo corte


Um curtinho cheio de beleza e estilo: este é o corte pixie cut. Se você souber quem foi a atriz Audrey Hepburn, vai lembrar bastante desse corte icônico que marcou a década de 50. O pixie cut antes era curto na parte de trás e laterais da cabeça e um pouco maior na parte superior, seguido de uma franja muito curta.O corte, contudo, se renovou. Agora, o tamanho bem curto é combinado com franjas maiores e finalizações diversas. Se você busca por um visual mais ousado, que combine o vintage com o moderno, ou ainda, sente muito calor na sua rotina, o pixie é a opção mais arrojada. Celebridades brasileiras como Deborah Secco, Ana Furtado e Mc Rebecca propagaram o estilo em suas cabeleiras.

Assim como o shag hair, a finalização pode ser feita com escova rotativa também. Basta passá-la como você passa uma escova de cabelo comum mesmo, escovando em movimento contrário ao crescimento do cabelo e para baixo para deixar o efeito de “cabelo de salão”. Não é recomendado passar de baixo para cima, pois vai arrepiar os fios. Caso só tenha o secador tradicional, a técnica é a mesma, porém você vai precisar usar as duas mãos e demandará mais tempo e habilidade. É importante finalizar com alguma pomada ou finalizador para segurar o visual.

Como você percebeu, as tendências vem, vão, se reinventam e voltam com tudo com o passar dos anos. Todos esses cortes e penteados já fizeram a cabeça de muitas mulheres há décadas atrás e voltaram com força total para as gerações atuais e futuras, com pequenas mudanças para modernizar o visual. Simples de fazer e manter, estes três estilos são os mais usados, então você já pode correr para o seu cabeleireiro e dizer que quer um corte retrô agora mesmo!