Covid -19

Arapiraca firma parceria com a Ufal para dar celeridade ao diagnóstico de Covid-19

De acordo com a Universidade, neste momento, cerca de 50 diagnósticos serão dados diariamente

Por Assessoria/PMA 29/03/2021 15h03
Arapiraca firma parceria com a Ufal para dar celeridade ao diagnóstico de Covid-19
Arapiraca e Ufal se juntam para dar celeridade ao diagnóstico de Covid-19 - Foto: Samuel Alves/Assessoria/PMA

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, se reuniu, na manhã desta segunda-feira (29), com uma equipe da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com o objetivo de firmar parceria entre as instituições para dar celeridade ao diagnóstico de Covid-19 via teste RT-PCR.

O Laboratório de Biologia Molecular e Expressão Gênica (Labmeg) da Ufal Arapiraca recebeu o alvará sanitário para que a instituição possa realizar o diagnóstico através do teste.

Com a parceria, a Prefeitura de Arapiraca realizará a coleta dos pacientes e encaminhará as amostras para análise do laboratório da Ufal.

De acordo com a professora Karol Fireman, uma das responsáveis pelo projeto, neste primeiro momento, a testagem será feita de acordo com as demandas. “Haverá insumos para cerca de 50 testes diariamente e os resultados serão lançados no e-SUS e disponibilizados para o Ministério da Saúde e Secretarias Municipal”, informou.

A vice-reitora da Ufal, professora Eliane Cavalcante, esteve presente no encontro, que foi realizado na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Saúde, e destacou o importante papel da universidade no combate à pandemia.

“É fundamental que a ciência seja o principal instrumento de combate à Covid-19. Como universidade, precisamos dar as mãos aos profissionais de saúde e à sociedade para podermos vencer essa guerra”, disse a vice-reitora.

O convênio foi comemorado pela superintendente de Atenção à Saúde, enfermeira Josineide Soares, que destacou a necessidade dos testes para um diagnóstico mais preciso.

“Os testes serão colhidos pelas equipes da Unidade Sentinela e o material encaminhado para o laboratório, que encaminhará o resultado da análise em até 24 horas para o Município. A celeridade garantirá um tratamento mais rápido e adequado, principalmente para os casos mais graves da doença”, explicou a superintendente.

Desafogar leitos de UTI

A proposta é levar os testes também para os hospitais que possuem leitos de UTI para pacientes com Covid-19.

Inicialmente serão realizados testes nos pacientes do Hospital de Emergência do Agreste. Aqueles que estiverem ocupando leitos de UTI há mais de 15 dias, serão submetidos ao RT-PCR e, em caso negativo, poderá ser encaminhado para receber o tratamento em um leito de UTI convencional.