Covid -19

Prefeitura autoriza utilização de estoque de 1.600 testes rápidos nas unidades de saúde de Arapiraca

Secretária tranquiliza população sobre atendimento e diagnóstico para Covid-19

Por 7Segundos 25/03/2021 11h11 - Atualizado em 25/03/2021 12h12
Prefeitura autoriza utilização de estoque de 1.600 testes rápidos nas unidades de saúde de Arapiraca
Teste rápido para Covid-19 - Foto: Assessoria

Um dia após a Vigilância Epidemiológica municipal emitir nota informando que as unidades de saúde de Arapiraca deveriam suspender a aplicação de testes rápidos para detecção de Covid-19 para pacientes que não tem indicação para internação hospitalar, a secretária municipal de Saúde, Luciana Fonseca concedeu entrevista informando que o município dispõe de 1.600 unidades de testes rápidos e que o uso foi autorizado pela prefeitura.

“Não estamos com falta, estamos administrando os recursos que a gente tem. Nós temos 1.600 testes aqui. Em razão disso, estávamos guardando para aquelas pessoas que precisam de internação. No entanto, após essa geração de conflitos, eu pedi para que o pessoal liberassem esses testes para que fossem realizados”, declarou a secretária, que tem formação de médica infectologista, em entrevista para o radialista Ailton Avlis, na na manhã desta quinta-feira (25).

Luciana Fonseca explicou que a decisão anterior de reservar os testes rápidos para os pacientes em estado mais grave porque o resultado positivo em exame é necessário para a regulação do paciente para um dos leitos-covid disponibilizados em hospitais do Estado. “É importante para que a ente não coloque numa enfermaria ou numa UTI Covid alguém que não está contaminado porque nesses ambientes a carga viral é muito maior”, ressaltou.

A secretária de Saúde esclareceu ainda que o teste rápido é apenas um dos exames utilizados no diagnóstico da infecção pelo coronavírus e que só é aplicado a partir do décimo dia após o surgimento dos sintomas e que é importante que a pessoa que suspeita estar com Covid-19 busque atendimento médico nos primeiros dias do surgimento dos sintomas.

“Informo a população que, ao dizer que a Covid-19 é uma doença que quanto mais precoce for iniciado o tratamento, melhor; o exame padrão ouro é o RT-PCR, que a gente está fazendo e vai continuar a fazer”, declarou.

O RT-PCR, que é conhecido também como suabe, é o exame feito com o uso de cotonete para colher a secreção no nariz e na garganta. Ele detecta a presença do coronavírus nas mucosas a partir do segundo ou terceiro dia dos sintomas.

O teste rápido (TR) é indicado para os pacientes após dez dias do surgimento dos sintomas. Nele, são colhidas gotas de sangue do paciente, que ao serem absorvidos pelo reagente dentro de um cassete de plástico (semelhante a um teste de gravidez de farmácia) indicam se há presença do coronavírus na corrente sanguínea do paciente.